terça-feira, maio 22, 2018

«HÁ POLÍCIAS RACISTAS!!!!!!» DIZ CHIBO DA NOVA INQUISIÇÃO ANTI-RACISTA...

O julgamento dos 17 agentes da PSP de Alfragide, por crimes de tortura, sequestro, injúria e agressões com motivação racista contra seis jovens da Cova da Moura arranca esta Martes. Desde que foram expostos os incidentes, dezenas de casos que anteriormente seriam arquivados ou ainda acusações de agressões e ofensas às autoridades são agora alvo de investigação. Só no último ano foram abertos 15 novos inquéritos pelo Ministério Público (MP) da Amadora envolvendo violência policial, a maioria contra cidadãos de raça negra.
Manuel Morais, agente do Corpo de Intervenção da PSP, realizou um estudo - envolvido na sua tese de mestrado - sobre acção policial em zonas urbanas designadas sensíveis, em que revela as atitudes racistas e xenófobas de agentes e o silêncio de superiores perante os casos. "Há elementos das várias forças de segurança que exteriorizam as suas ideias racistas e xenófobas, usam tatuagens e simbologias 'neonazis', pertencem a grupos assumidamente racistas, isto é do conhecimento de todos e infelizmente as organizações nada fazem para expurgar estes 'tumores do seio das forças de segurança'", revelou em entrevista ao Diário de Notícias.
Ao jornal, o agente refere que o objectivo por detrás da sua pesquisa foi o de "tentar melhorar" a PSP, tornando-a "mais próxima do cidadão" e explica que os polícias têm vários preconceitos acerca de bairros desfavorecidos como o da Cova da Moura.
Desde a exposição do caso, que remonta a 2015, todos os acusados deixaram o comando da Polícia da Amadora. "É sem dúvida um processo complexo. Nunca houve tantos polícias acusados ao mesmo tempo de tantos crimes", considerou Gonçalo Gaspar, o advogado do Sindicato Unificado da Polícia de Segurança Pública, que defende os 17 agentes nos processos jurídicos.
De acordo com a acusação do MP, os agentes da PSP "fizeram constar de documentos que não correspondiam à verdade, praticaram actos e proferiram expressões que ofenderam o corpo e a honra dos ofendidos, prestaram declarações que igualmente não correspondiam à verdade e privaram-nos da liberdade".
No tribunal, esta Martes, será exibida uma realidade que a própria comunidade da Cova da Moura, assim como de outros bairros, tenta mostrar e que apenas recentemente recebeu o apoio de organizações de defesa de direitos humanos, como o Comité contra a Tortura do Conselho da Europa.
*
Fonte: http://www.sabado.pt/portugal/detalhe/ha-policias-assumidamente-racistas-e-xenofobos

* * *

A espécie de polícia, que fez o estudo, chibo da Nova Inquisição Anti-Racista, só constata o óbvio - óbvio porque, antes de mais nada, expectável, perfeitamente previsível. É perfeitamente previsível pela simples razão de que muito do pessoal da polícia sabe e experiencia em primeira mão quais os efeitos de uma sociedade multi-racial...
Claro que ser racista só por si não é proibido - ainda... - mas a acusação serve no caso para ajudar a atar ainda mais firmes as mãos da polícia quando esta precisar de intervir em bairros «problemáticos»- ou seja, bairros de africanos - ou até quando precisar de agir em legítima defesa...