quarta-feira, novembro 30, 2016

ADMINISTRAÇÃO DO PRÓXIMO PRESIDENTE AMERICANO PODERÁ CORTAR O APOIO AO KOSOVO

Com a eleição de Donald Trump ao posto de presidente norte-americano, O Kosovo encara dificuldades.
Entre as metas para o ano que vem da República do Kosovo, duas se destacam: receber o status de observador na ONU e atingir normalização das relações com Belgrado a nível presidencial. De acordo com especialistas, é importante compreender que o plano para 2017 foi estabelecido antes da realização das eleições presidenciais nos Estados Unidos, ou seja, quando muitos acreditavam que a vitória da candidata democrata Hillary Clinton era uma possibilidade certeira.
O presidente do Kosovo, Hashim Thaci, felicitou o republicano Donald Trump pela vitória e, ao mesmo tempo, agradeceu a Hillary Clinton por tudo "que ela fez pelo Kosovo", frisando: as autoridades esperam que a política norte-americana não mude com relação ao Kosovo.
Provavelmente, Prishtina ainda não esqueceu as palavras de Trump, quando ele se referiu ao Kosovo como "o quase-Estado das drogas". As autoridades e a União Europeia estão claramente interessadas em saber qual será a posição de Trump com relação ao Kosovo após a sua tomada de posse, que será realizada em 20 de Janeiro de 2017. Toda a gente sabe que sem o apoio dos EUA a existência de Kosovo é posta em perigo.
Em geral, a maior parte dos média no país balcânico mostra-se esperançosa com relação à cooperação com os EUA. Por sua vez, Thaci enviou a Washington pessoas da sua confiança – o seus conselheiros nos assuntos de política externa e defesa.
Além disso, Prishtina possui um "plano B" ligado ao possível apoio a UE e aliados na administração actual, mesmo com a sua saída do poder. Os patronos do Kosovo na UE vão tentar pressionar Belgrado apresentando novas exigências para a adesão da República à união, ou seja, continuarão a afirmar que o Kosovo não faz parte do território sérvio. A jornalista Brankica Ristic escreveu para a Sputnik Sérvia: "Trump é homem de negócios. Com certeza questionará se o Kosovo vale o dinheiro investido pelos EUA. Mais do que isso, Washington não vem investindo biliões de dólares na economia e desenvolvimento industrial, mas no apoio ao Kosovo como um projecto político." Em entrevista à mídia sérvia, Vladislav Jovanovic, ex-embaixador da Iugoslávia na ONU sublinhou: "À Casa Branca chega um homem de negócios pragmático, que, ao invés de usar o modelo ideológico da família Clinton, vai fazer com os EUA dominem não através de guerras, mas por outros meios."
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/mundo/201611156831046-kosovo-trump-taci-ue/

* * *

Mais um ponto positivo que a eleição de Trump poderá ter para o mundo - menos apoio a islamistas em solo europeu.