terça-feira, abril 05, 2016

ESTUDANTES MUSLOS DEIXAM DE TER DE APERTAR A MÃO A PROFESSORAS NA SUÍÇA

Os estudantes muçulmanos do sexo masculino estão dispensados de cumprimentar as professoras com um aperto de mão, segundo uma decisão aprovada num distrito do norte da Suíça, foi hoje divulgado.
As autoridades do sector educativo do distrito de Therwil, no cantão de Basileia, aprovaram esta medida depois de dois estudantes muçulmanos do sexo masculino terem contestado o hábito suíço de dar um aperto de mão aos professores.
Os estudantes alegaram que, caso o docente fosse do sexo feminino, o costume era contrário às suas crenças religiosas, uma vez que islamismo não permite o contacto físico com uma pessoa do sexo oposto, à excepção de determinados membros da família.
A decisão causou polémica na Suíça. Felix Mueri, que lidera a comissão parlamentar para a Ciência, Educação e Cultura, insistiu que "o aperto de mão faz parte da cultura" daquele país. "É um gesto de respeito e de boas maneiras", afirmou o representante, em declarações a um 'site' de notícias local.
Christoph Eymann, responsável pelo organismo que coordena as autoridades educativas de todos cantões, defendeu que "tais excepções às regras não são a solução".
"Não podemos tolerar que as mulheres no serviço público sejam tratadas de forma diferente dos homens", disse o responsável à televisão suíça.
Por sua vez, Christine Akeret, responsável pelo sistema educativo do distrito de Therwil, afirmou à comunicação social não estar satisfeita com a decisão, admitindo, no entanto, que não viu outra opção.
"É difícil quando alguém se recusa a adoptar o nosso modo de vida", afirmou Christine Akeret, esclarecendo que não obteve qualquer apoio das autoridades do cantão quando expôs o problema.
As autoridades do cantão de Basileia, que têm o poder de revogar a decisão assumida pelo distrito de Therwil, não comentaram, até ao momento, esta situação, segundo a agência noticiosa francesa AFP.
*
Fonte: http://www.dn.pt/sociedade/interior/estudantes-muculmanos-dispensados-de-cumprimentar-professoras-num-distrito-na-suica-5109985.html   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)

* * *

Não é que as professoras suíças fiquem especialmente empobrecidas por não tocarem em mãos de pivetes muslos, as quais sabe-se lá por onde andam. O que aqui está em causa é uma questão de cedência - cedência diante de exigências originadas num credo alógeno e historicamente inimigo da Europa. É, como se esperaria, mais uma medida típica da elite político-cultural reinante no Ocidente, xenófila e endófoba. É precisamente este o alvo a abater por parte das forças nacionalistas ocidentais.

3 Comments:

Anonymous Corrector said...

*excepção, segundo o antigo acordo ortográfico.

5 de abril de 2016 às 19:43:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Ui, mas a Suíssa, "o bastião do Ocidente"...

7 de abril de 2016 às 00:58:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Pois, mas a elite é igual em toda a parte... e, significativamente, esta medida não foi tomada pelo povo em referendo...

8 de abril de 2016 às 23:29:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home