quarta-feira, março 30, 2016

TURQUIA QUER PODER CENSURAR LIBERDADE DE EXPRESSÃO CONTRA ERDOGAN NA ALEMANHA


https://www.youtube.com/watch?v=R2e2yHjc_mc

Recep Tayipp Erdogan, presidente turco, tem estado em destaque na imprensa a nível mundial. Das negociações com a União Europeia sobre a crise migratória, à tensão com a Rússia, passando pelas imagens recentes que mostravam a polícia de intervenção turca a tomar conta da redacção de um dos maiores jornais do país, Erdogan é tema dentro e fora do país.
Na Alemanha, Erdogan foi mesmo alvo de sátira numa música e o respectivo vídeo, da autoria do Extra 3, um conhecido programa de televisão de comédia local. A música terá chegado aos ouvidos de Erdogan, que não gostou do que viu e ouviu.
Conta o The Guardian, citando imprensa germânica, que Martin Erdmann, o embaixador alemão na Turquia, foi chamado a Ancara para se encontrar com o ministro dos Negócios Estrangeiros. O assunto da conversa entre o diplomata e o governante foi precisamente este programa de comédia.
À Agence France-Presse, na condição de poder manter o anonimato, um diplomata turco confirmou qual era a preocupação premente da Turquia: “exigimos que o programa fosse eliminado”.
A música, saliente-se, fala sem pudor no “palácio de mil quartos” de Erdogan, que terá sido construído sem autorização legal, à “prisão de jornalistas por não escreverem o que ele  [Erdogan] quer”, salienta o The Guardian.
A música sugere também que a Turquia de Erdogan está mais disponível para atacar os curdos do que o Estado Islâmico e nem a chanceler Merkel é poupada. “Sê simpática para ele porque ele tem a faca e o queijo na mão”.
*
Fonte: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/563119/erdogan-nao-gostou-de-musica-e-ate-embaixador-alemao-foi-chamado

* * *

É mais um exemplo da inacreditavelmente ofensiva arrogância turca em querer esmagar o que a Europa tem de mais sagrado, julgando que pode fazer aos Ocidentais (e poderá?) aquilo que faz ao seu próprio povo - isto mostra bem o que é o país «laico» e «moderado» que boa parte da elite político-cultural dominante no Ocidente quer meter pela União Europeia adentro, elite esta que inclui a totalidade da classe par(a)lamentar tuga. 

Vá cambada, toda a gente a espalhar este vídeo por aí, já, já, já, e por acaso a letra até está muito certeira.