terça-feira, novembro 27, 2012

NA SUÍÇA - ALUNAS IMPEDIDAS DE FAZER GINÁSTICA AO AR LIVRE PARA NÃO SEREM INSULTADAS POR MUÇULMANOS

Fonte:
Na Suíça, Genebra, uma professora do ginásio da escola André-Chavanne impediu no mês passado as alunas de participarem numa sessão de ginásatica no campo de atletismo. Isto porque o estádio é perto da mesquita de Petit-Saconnex e há três anos as alunas vestidas com os seus fatos de treino foram insultadas pelos fiéis. A explicação indignou os pais.
"Acho que é inaceitável que a minha filha de 16 anos não possa ir de fato de treino ao ginásio sob o pretexto de que a mesquita fica perto do pátio de exercícios da escola!", declarou o pai de uma estudante de 16 anos. E uma mãe acrescenta: "Porque quer colocar lenha na fogueira? Os nossos filhos não entendem os motivos reais da sua professora. O incidente mencionado é antigo e, desde então, nunca houve problema!"Tudo começou no início de Outubro numa sexta-feira, o dia de oração islâmica. As meninas insistiram em praticar o exercício no exterior, tal como os meninos. Para justificar a recusa, a professora lembrou que, em 2009, uma turma de meninas, que também tinha ido correr numa sexta-feira, tinha sido insultada ... Os fiéis até lhes atiraram latas de refrigerante. Esta história desencadeou uma forte reacção do Departamento de Instrução Pública (DPI) e da mesquita. Os funcionários da mesquita pediram desculpas e prometeram fazer todo o possível para assegurar que tais incidentes não se repetissem. Por seu turno, o DIP renunciou a apresentar queixa.
Só que três anos mais tarde o caso ressurgiu. "Não é uma decisão da escola, mas de uma professora isolada", realça Patrick Netuschill, reitor da escola de André-Chavanne. "A professora tinha planeado o seu curso num interior. E é verdade que argumentou a sua recusa referindo o que aconteceu em 2009. Ela tem o direito de fazer isso, especialmente se acredita que as actividades ao ar livre poderiam colocar em perigo o seu curso. Seria o mesmo que a recusa em fazer, por exemplo, o exercício num museu, se os alunos são desordeiros".

Talvez se chamasse de imediato as autoridades a coisa se resolvesse... não?... Isso se calhar está fora de questão, seria um exagero autoritário com traços de xenofobia e islamofobia...

Por sua vez, a liderança da Fundação Cultural Islâmico de Genebra enfatiza: "Nós não estamos cientes de que tais eventos se verifiquem novamente. No entanto, se este for o caso, a posição da mesquita e sua gestão não mudou: nós discordamos categoricamente das acções dos fiéis, cujo mau comportamento e incivilidade são contrárias aos ensinamentos do Islão".

Só que... a mesquita se calhar diz outra coisa... o seu ex-porta-voz e ex-presidente, Hafid Ouardiri, afirma que a reacção do professora é ajuizada: "Vivemos numa sociedade pluralista, onde é importante respeitar o que cada um quer expressar. Ao decidir que as jovens de calções não correriam diante da mesquita, eu acho que a professora tomou uma decisão consciente. Penso que é melhor que um hipotético problema que poderia ter sido visto como uma provocação seja prevenido.»
Depois desta, ainda tentou compôr o ramalhete, afinal aquilo ainda não são favas contadas, dizendo que os fiéis da mesquita não deveriam querer ditar o modo como os ocidentais devem viver as suas vidas: «é importante respeitar as mundivisões das pessoas. É também importante que os fiéis saibam que há uma escola e um campo de jogos junto à mesquita, e que têm de respeitar o espaço dos estudantes, quer estes estejam ou não a trajar roupas de ginásio. Não podem ficar ofendidos por isso.» E conclui com uma questão: «Não seria melhor plantar árvores ou uma gossa vedação verde para criar uma fronteira entre a mesquita e o campo de jogos?»


E pronto... lá deixou pelo meio a «recomendação» de que os ocidentais mais vale é que tenham cuidadinho para não irritarem os muçulmanos...

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Só 10% dos brancos do Mississipi votaram Obama:


http://www.usatoday.com/story/theoval/2012/11/19/obama-southern-white-vote/1714291/


O Mississipi é, coincidentemente, o Estado americano com maior percentagem de negros.

27 de novembro de 2012 às 21:59:00 WET  
Blogger Caturo said...

Cresce portanto uma incontornável oposição político-racial, e logo havia de ser num país tão oficialmente anti-racista que até implementou legislação de discriminação a favor dos negros...

27 de novembro de 2012 às 22:18:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"O Mississipi é, coincidentemente, o Estado americano com maior percentagem de negros."

E coincidentemente é um dos piores Estados americanos. :D

28 de novembro de 2012 às 03:24:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

28 de Novembro de 2012 3:24:00 WET

um cinturão de condados negroides atravessa o coração do estado; os condados brancos se concentram a norte e na costa sul - e possuem maioria no estado; se tivessem adoptado a tatica do lixil para diminuir os pretos as custas de diminuir os brancos hoje teria minoria branca e maioria derivada; ainda bem que seguiram o padrão anglo-saxão e se separaram nos condados

30 de novembro de 2012 às 14:22:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Então essa gente não sabe respeitar um País onde estão de favor. Estão na Europa e não nas Arábias. Se na terra deles as mulheres não podem andar sem véu, cá no burgo quem manda são os Europeus, se não estão bem, fora com eles!!! Vão rezar ao Maomé no meio da areia!

23 de abril de 2013 às 22:12:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home