segunda-feira, novembro 19, 2012

EVENTUAIS RAIZES ATLÂNTICAS NA NOITE DOS TEMPOS - ALCALAR E NEWGRANGE

 
 
 
De uma página sobre Celticidade no Facebook:
As duas fotos acima mostram a necrópole de Acalar, Portimão, Algarve,datada do terceiro milénio a.e.c. (antes da era comum), época calcolítica; a estrutura de pedra acima é a principal de uma série de sepulturas aí localizadas; esta estrutura, conhecida como número sete, localizada na parte central desta área museológica, formada por um tholos central cuja cripta é acessível através de um estreito corredor virado para leste. Os vestígios arqueológicos de Alcalar indicam a presença coeva de uma população organizada cujo modo de vida dominante era agrícola e com uma capacidade apreciável de explorar os recursos da terra. A necrópole localiza-se num espaço de terra arável, relativamente plana, onde em tempos terminava a parte navegável da Ribeira da Torre. No museu de Lagos, podem ser vistos machados de pedra e outras ferramentas líticas da região (e não apenas de Alcalar). De notar que ao longo da costa ocidental algarvia foram identificados vários megálitos, especialmente em Vila do Bispo.
 
 
Ao contrário do que durante muito tempo se pensou, os túmulos megalíticos de Alcalar, em Portimão, não têm uma orientação solar, mas lunar. «Há uma teoria que diz que estes túmulos estão orientados para a primeira lua cheia de Primavera, a seguir ao Equinócio, a mesma que ainda hoje determina a data da Páscoa» revelou Rui Parreira, arqueólogo que há longos anos tem trabalhado em Alcalar, em declarações ao Sul Informação.
Ou seja, além de orientarem a entrada dos túmulos monumentais em pedra para nascente, os homens que habitaram na região de Alcalar há cerca de 5000 anos e construíram estes monumentos funerários, escolheram voltá-los para essa lua cheia de Primavera. Porquê?
Como viveram nos tempos pré-históricos e não deixaram registos escritos, os investigadores apenas podem especular sobre as razões para isso. Há túmulos megalíticos, como os de Newgrange, na Irlanda, que são orientados para o sol, outros para o equinócio de Outono, este para a lua cheia de Primavera.
 

Parece entretanto que também na construção de Newgrange há uma componente de carácter lunar, conforme aqui se lê: http://www.mythicalireland.com/ancientsites/newgrange-facts/astronomy.php
 
A semelhança do principal edifício de Alcalar com o de Newgrange, na Irlanda, é evidente, como a seguir se constata:
 
 
 
 

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Fui à estreia de "O Cônsul De Bordéus" e venho deste modo manifestar o meu modesto tributo a quem tantas pessoas salvou da morte certa. Respeitosamente.
Finalmente um filme que homenageia este grande Português.

19 de novembro de 2012 às 10:37:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Among the Romans emancipation required but one effort. The slave, when made free, might mix with, without staining the blood of his master. But with us a second is necessary, unknown to history. When freed, he is to be removed beyond the reach of mixture."

Thomas Jefferson

19 de novembro de 2012 às 12:27:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

«White people are less likely to be gay'


Highest proportion in black community, at 4.6%, followed by Asians (4.3%), Hispanics (4%) and Caucasians (3.2%)»



http://www.dailymail.co.uk/news/article-2220120/White-people-likely-gay-Huge-study-reveals-highest-proportion-homosexual-people-African-American-community.html#ixzz2Cg06HpCe


19 de novembro de 2012 às 13:52:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Among the Romans emancipation required but one effort. The slave, when made free, might mix with, without staining the blood of his master.»

E mesmo assim depende de que romanos se está a falar, e de que época...
O primeiro e maior imperador de Roma rejeitava expressamente a mistura de sangue romano com sangue estrangeiro ou escravo: Augusto queria «keep the people pure and unsullied by any taint of foreign or servile blood.»

http://www.fordham.edu/halsall/ancient/suet-augustus-rolfe.asp

19 de novembro de 2012 às 15:41:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Augusto queria «keep the people pure and unsullied by any taint of foreign or servile blood.»"

Sim, mas a citação de Thomas Jefferson não contradiz isso, ele diz que os escravos podiam misturar-se mas «without staining the blood of his master».

19 de novembro de 2012 às 22:46:00 WET  
Blogger Caturo said...

Eu estava a dizer que ao contrário do que a frase de Jefferson sugere, e do que muita gente pensa, não é correcto dizer que «os Romanos» aceitavam por princípio a mistura étnica.

20 de novembro de 2012 às 00:10:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home