segunda-feira, outubro 29, 2012

APERTA-SE O CERCO JURÍDICO À GERAÇÃO IDENTITÁRIA

O governo francês estuda já a possibilidade de dissolver a organização Geração Identitária pelo facto de cerca de uma centena dos seus membros ter ocupado, na passada semana, o edifício que virá a ser a mesquita de Poitiers, bradando «Reconquista!».
Como foi aqui referido, o Conselho Francês do Culto Muçulmano alertou de imediato para o aumento «alarmante» da islamofobia; os partidos socialista e comunista pediram a dissolução do grupo. Manuel Valls, militante socialista, deixa-o claro: «um estudo jurídico está em marcha. Deveríamos estar atentos a estes identitários e lutar contra as suas acções
Entretanto, quatro dos jovens identitários que participaram da ocupação estão a ser acusados de «incitar ao ódio racial» e de «manifestação ilegal»; três deles foram também acusados de «roubo e dano de propriedade» devido à remoção dos tapetes de oração da mesquita. Correm o risco de ser encarcerados por cinco anos.
Em reacção, a presidente da Frente Nacional (FN), Marine Le Pen, declarou hoje estar horrorizada pelas «reacções histéricas da classe política» à acção identitária e comentou que «gostaria que tivesse havido a mesma histeria quando foram ocupadas igrejas cristãs em diversas ocasiões», acrescentando não compartilhar a «forma de actuar» do grupo identitário, explicando assim esta sua posição: «não estou de acordo com esta forma de actuar porque respeito a lei de 1905, algo que quero deixar claro, e creio que os lugares de culto não são lugar para a expressão política.» Considera por outro lado «desproporcionado» que se procure a dissolução da Geração Identitária, dizendo que «nesse caso, também devemos pedir a dissolução do GISTI, do SOS Racismo, que procederam à ocupação de várias igrejas», referindo-se aqui à presença de imigrantes ilegais na igreja de São Bernardo em Paris, no ano de 1996, e na catedral de Saint-Denis em 2002. Quanto à petição do referendo sobre a construção da mesquita, que a Geração Identitária propôs, disse não a considerar censurável.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A extrema esquerda tem que ser ilegalizada como a extrema-direita. 100 milhões de pessoas mortas pelos Comunistas mais que justificam isso!

5 de outubro de 2015 às 09:24:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home