terça-feira, abril 29, 2008

PLANO PARA DIVIDIR A EUROPA EM NOVAS REGIÕES ALARMA A DIREITA INGLESA

Causou escândalo na velha Albion a alegada divulgação por parte dos conservadores (Tories) do plano da União Europeia para fragmentar o Reino Unido em três regiões, que seriam governadas a partir do continente europeu. Parece que em Portugal ninguém se incomoda com isto, mesmo que o plano também afecte a unidade nacional portuguesa.

Um dos mais destacados parlamentares dos Tories, Eric Pickles, afirmou até que «Gordon Brown quer literalmente apagar a Grã-Bretanha do mapa.»

Segundo Pickles, o plano dividiria a Inglaterra em três regiões europeias, supervisionadas por assembleias regionais «transnacionais».

A «Região da Mancha», nome dado pelos Franceses àquilo que os Ingleses chamam «Canal Inglês», iria incluir o sul de Inglaterra com o norte da França.
A «Região Atlântica», iria ligar o oeste de Inglaterra juntamente com Gales, o oeste da Escócia e a Irlanda a partes de Portugal, Espanha e França.
A «Região do Mar do Norte» incluiria o leste de Inglaterra, o leste da Escócia, partes da Dinamarca, juntamente com a Holanda e o País Flamengo (da Bélgica).

Cada uma das regiões seria supervisionada por uma das três assembleias regionais, localizadas em França, na Dinamarca e em Portugal.

Os apologistas da ideia afirmam que o plano irá promover a cooperação inter-fronteiriça e o desenvolvimento económico.
Os seus opositores denunciam o projecto como uma ameaça às independências nacionais.

O nome do plano é «Interreg IV» e já circula em Bruxelas desde há vários anos. Uma directiva europeia acordou em pô-lo em marcha há dois anos. E agora acelera-se o passo, segundo Pickles. Consta que certos mapas da U.E. nem sequer mencionam os nomes das nações inglesa e francesa, por exemplo.

Estar-se-á perante um caso clássico em que a mentalidade economicista passa por cima das Nações, ou trata-se aqui duma simples prática inofensiva destinada a melhorar a vida das populações? O tempo o dirá, embora a primeira hipótese pareça sobejamente mais verosímil. Enfim, já se sabia há muito que o capital não tinha pátria. Mas uma concretização desse lema a esta escala seria coisa nunca antes vista, mas que, à luz da mentalidade que caracteriza as elites dominantes, se explica perfeitamente...

Apele-se portanto à desobediência civil e ao divórcio total entre os Povos e a sua actual classe dirigente.

31 Comments:

Anonymous Anónimo said...

No caso desta divisão,ia coincidir com a maior percentagem de populações de língua,ou etnia,céltica,não era?
Muita gente pensa que os celtas de Inglaterra,ou Bretões,desapareceram do mapa,aquando da invasão Anglo-Saxónica,mas estudos recentes,feitos em habitantes do Sul de Inglaterra,demonstraram a existência de genes celtas,como o que sucede no País de Gales,na Escócia,na Irlanda e Cornualha.
Seria uma província céltica,como a Bretanha Francesa.
Curiosamente,nessa região inglesa,encontram-se muitos morenos de média e baixa estatura,muito diferentes dos descendentes dos invasores Anglo-Saxões.

29 de abril de 2008 às 20:08:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Já sabia que ia haver alguém a dizer isso, estava mesmo à espera, ehehh...
Então e a zona oriental da Escócia? Não será também céltica?

29 de abril de 2008 às 20:13:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Independentemente disso, talvez o mapa seja bonito:

http://www.marine.ie/NR/rdonlyres/89A52E36-4228-498F-9D84-A8E7E04E2B0B/0/AtlanticAreamap.jpg

o que não faz, claro, com que isto deixe der ser uma manobra economicista e anti-nacional.

29 de abril de 2008 às 20:17:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Se essa Assembleia Regional ficasse em Portugal, eu apoiava.

29 de abril de 2008 às 20:21:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

É metade céltica,metade escandinava.Os Viquingues andaram por lá e deixaram descendência,como na Normandia,mas aqui são nórdicos misturados com franceses.A parte Sul da Escócia já tem mais influência anglo-saxónica.

Como falaste em coesão feita possível pela endogamia,tens outro caso,pela inversa.Os Amish dos Estados Unidos,são um exemplo de forte exclusivismo étnico:não casam com ninguém fora do grupo religioso,nem aceitam estranhos no seu seio.Outro caso curioso são os Maragatos de Espanha e os Samaritanos de Israel,grupos férreamente endógamos.

29 de abril de 2008 às 20:24:00 WEST  
Blogger Silvério said...

Sim claro, o que a UE mais quer é promover a coesão racial dos seus povos. Por isso é que gastam rios de dinheiro a promover festas chinesas no Martim Moniz e africanas da Cova da Moura.

29 de abril de 2008 às 20:38:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

A Itália do Norte e a do Sul são muito diferentes entre si.De resto,a ideia de um país Itália é muito recente e artificial.Existiu o Reino das Sicílias,os Estados Pontifícios,o Reino de Nápoles,etc.,e a unificação da península só foi conseguida graças a Garibaldi e os nacionalistas italianos,em luta contra a Áustria.
O Norte sempre foi mais rico e industrializado,enquanto o Sul,agrário e tradicionalista,esteve sempre uns bons passos atrás em relação ao Norte.Mas claro que a Itália é um e só um país.Não faz nenhum sentido qualquer tipo de separatismo hoje em dia,por maiores que sejam as diferenças.

29 de abril de 2008 às 20:40:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

são um exemplo de forte exclusivismo étnico:não casam com ninguém fora do grupo religioso,nem aceitam estranhos no seu seio."

Já ouvi que os amish aceitam estranhos dentro do seu seio.
Penso que até ja terão entrado negros ou mulatos dentro do seio.

"O Norte sempre foi mais rico e industrializado,enquanto o Sul,agrário e tradicionalista,esteve sempre uns bons passos atrás em relação ao Norte."

Penso que antigamente o sul era melhor não? Roma fica no centro mais para sul e nao faz parte da Padânia (norte de italia que luta pela independencia). Na altura do imperio romano o norte de italia penso que nao era desenvolvido. Penso que o sul talvez fosse melhor mas devido às misturas provocadas pelo imperio romano, guerras e invasoes entao a coisa mudou.

29 de abril de 2008 às 23:10:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

A coisa teria sentido se dividissem o Reino Unido, mas a Inglatera não.

Dividem também a Escócia!!

Dinamarca fora dos países escandinavos e juntamente com escocia, holanda! Que perfeito disparate.

Isto é gozo, nao vai para a frente ou entao a Inglaterra saia logo da UE

29 de abril de 2008 às 23:14:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Atendendo a que grande parte dos portugueses diz abertamente, em toda a parte onde vai, que preferiria ser espanhol e atendendo tambem a que muitos portugueses, quando no estrangeiro, tentam evitar que se saiba que são portugueses, tentando fazer-se antes passar por espanhois ou italianos, talvez um plano deste genero até não fosse particularmente mal recebido em Portugal...
De todos os povos da Europa os portugueses devem ser o menos nacionalista ou perto disso....se a CEE prometesse mais uns subsidiozinhos para portugal, em troco da aceitação sem protestos desse plano, era ver os portugueses a apoiarem em massa uma iniciativa desse tipo.....

29 de abril de 2008 às 23:17:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

mesmo portugal indo de mal a pior e o nivel de vida ser cada vez pior, ouvi um estudo recente que dizia que eramos dos 3 paises mundiais, com mais orgulho do nosso pais.
talvez sejam efeitos da selecçao..

29 de abril de 2008 às 23:26:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

primeiro fizeram os paises, agora desfazem os paises...

29 de abril de 2008 às 23:35:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

se portugal ficar dividido, entao o ronaldo vai ter de jogar noutra selecçao :)

mas em contrapartida jogamos com ingleses, irlandeses, escoceses e bretoes.
Vai ser uma grande selecçao, o Beckham vai ser nosso :)

29 de abril de 2008 às 23:44:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Com tudo o que se tem falado sobre a eventual futura adesão, mais ou menos encapotada, de Marrocos à União Europeia e sobre a Eurabia, e atendendo a que muitos europeus do norte até acham que os portugueses são aparentados com os marroquinos, talvez um dia ainda venhamos a ver um mapa da União Europeia em que Portugal surge integrado...em Marrocos. Assim já podiamos ser a Suecia...do Magrebe.

29 de abril de 2008 às 23:53:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

que grande merda!

29 de abril de 2008 às 23:59:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Espera aí que agora é que eu não percebi nada... Os monarcas vão ser reis do quê? LOL LOL LOL

30 de abril de 2008 às 00:06:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Espera aí que agora é que eu não percebi nada... Os monarcas vão ser reis do quê? LOL LOL LOL

30 de abril de 2008 às 00:06:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

É assim que se gasta o dinheiro dos nossos impostos?

30 de abril de 2008 às 00:09:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Muita gente pensa que os celtas de Inglaterra,ou Bretões,desapareceram do mapa,aquando da invasão Anglo-Saxónica,mas estudos recentes,feitos em habitantes do Sul de Inglaterra,demonstraram a existência de genes celtas,como o que sucede no País de Gales,na Escócia,na Irlanda e Cornualha."

É natural, visto que a Inglaterra mais ou menos a partir da revoluçao industrial, teve forte imigração por parte dos pobres paises celtas.

Forte imigraçao de Celtas para Inglaterra desde a revoluçao industrial e é natural que ao longo do tempo os celtas tenham absorvido os saxoes e hoje a Inglaterra ja nao seja tao anglo saxonica como no passado. Neste caso como em todos, o desenvolvimento destruiu a identidade anglo-saxa

30 de abril de 2008 às 00:11:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"É assim que se gasta o dinheiro dos nossos impostos?"

É assim, que com sorte em vez de pagares impostos na ordem dos 20% passas a pagar 15 ou 17% hehehe

melhor nivel de vida, gasolina mais barata, ....

30 de abril de 2008 às 00:13:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"É assim, que com sorte em vez de pagares impostos na ordem dos 20% passas a pagar 15 ou 17% hehehe

melhor nivel de vida, gasolina mais barata, ...."


Não é esse o objectivo do mapa.

30 de abril de 2008 às 00:17:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Os impostos não vão baixar pois estes servem para manter as classes médias fora do poder!

30 de abril de 2008 às 09:29:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Dinheiro é poder e um poder não controlado pelas elites políticas é perigoso!

30 de abril de 2008 às 09:32:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Dinheiro é poder e um poder não controlado pelas elites políticas é perigoso!"

perigoso é o poder de que as elites se arrogam. acaso nós votámos a favor de tal mapa?

30 de abril de 2008 às 11:24:00 WEST  
Blogger Inês said...

É incrível como há pessoas cuja arrogância e megalomania lhes permite sequer sonhar em proceder a um delete histórico dos séculos e séculos de História dos povos pertencentes a uma das civilizações mais antigas da humanidade. Mas isto não é um mero sonho de políticos, que se não fossem reconhecidos (sabe-se lá à custa do quê) e usassem fato e gravata, eram uns meros delinquentes. Desta forma não passam de palhaços. Palhaços perigosos. Mas palhaços. Certas pessoas só não são perigosas porque não têm poder para isso. Mas o povo pôs o poder na mão destes palhaços assassinos... Ao mesmo tempo que as fronteiras históricas vão ser desfeitas, também se pretende, dentro de 25 anos, substituir etnicamente as populações autóctones por uma nova raça híbrida. O novo território europeu e o seu povo não vão ter memória. A Europa vai deixar de ter passado e identidade. Mas que raio de merda de livro de ficção científica estes políticos andaram a ler?

30 de abril de 2008 às 15:40:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Toda a gente tem direito a um passado, a uma história, a um território menos nós???

30 de abril de 2008 às 17:04:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Heróis do mar, nobre Povo,
Nação valente, imortal,
Levantai hoje de novo
O esplendor de Portugal!
Entre as brumas da memória,
Ó Pátria, sente-se a voz
Dos teus egrégios avós,
Que há-de guiar-te à vitória!"


Meu querido Portugal!

30 de abril de 2008 às 17:06:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Não é esse o objectivo do mapa."

Pois não, mas como estavam a achar mal gastar os nossos impostos em projectos desses, eu mostrei que poderiamos ter vantagens em impostos mais baixos caso o mapa fosse mesmo realista e nao fosse apenas um projecto de regioes.


Quanto aos IMPOSTOS, não se preocupem, eles são é gastos em sustentar os lucros de meia duzia de empresas de construçao civil, com obras desnecessárias para o povo e que alem de servir os lucros de meia duzia de empresas, servem apenas para sustentar a mão de obra do terceiro mundo enquanto os tugas têm de ficar no desemprego ou emigrar por terem baixos salarios.

Enquanto o dinheiro dos nossos impostos vai para sustentar a mao de obra do terceiro mundo e os lucros de meia duzia de empresas de construçao civil, em contrapartida para arranjarem ainda mais dinheiro para essas obras, fecham hospitais, escolas no interior, cobram mais portagens, etc, etc.

Anda o povo a ficar cada vez mais na miséria para os nossos impostos irem para obras ridiculas desnecessárias e que so servem para alimentar meia duzia de empresas da construçao e para alimentar a mao de obra do 3 mundo. Merda de país, oxala fosse verdade esse mapa e houvesse uma lei que proibisse portugueses de entrarem na politica e na administraçao desses territorios.
pais de merda

30 de abril de 2008 às 17:38:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

andam a nivelar tudo mais uma certa união a tentar deturpar certos direitos, já se pode imaginar que sociedade têm planeada.

quem não nos serve, não serve, pura e simplesmente.

30 de abril de 2008 às 18:29:00 WEST  
Blogger Shivafaa said...

muitos portugueses, quando no estrangeiro, tentam evitar que se saiba que são portugueses, tentando fazer-se antes passar por espanhois ou italianos,

Eu vivi 6 anos nos EUA e nunca disse a ninguem esse disparate, nem sequer isso me pasou pela cabeça, também, nunca ouvi nenhum outro português a dizer semelhante coisa.

3 de maio de 2008 às 21:41:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"muitos portugueses, quando no estrangeiro, tentam evitar que se saiba que são portugueses, tentando fazer-se antes passar por espanhois ou italianos,"

Com o nosso passado glorioso?!?!

4 de maio de 2008 às 16:30:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home