sexta-feira, setembro 15, 2006

MORREU ORIANA FALLACI, SENTINELA DO OCIDENTE



A escritora e jornalista Oriana Fallaci faleceu esta noite num hospital em Florença, depois de muito sofrer devido ao tumor de que padecia.

Nos últimos anos da sua vida, publicou obras que lhe valeram a perseguição judicial na Europa devido ao carácter alegadamente racista das suas obras de cariz anti-islâmico.

Oriana escreveu, entre outras coisas, que:
- os muçulmanos multiplicam-se como ratos e as crianças de Alá passam o seu tempo de rabo para o ar, rezando cinco vezes ao dia;
- a Europa, ou «Eurábia» como ela dizia, vendeu a sua alma à invasão islâmica, tornando-se mais e mais numa colónia do Islão;
- a Igreja Católica é demasiado fraca perante o mundo islâmico;
- a actual invasão islâmica não é levada a cabo apenas pelos terroristas que se explodem contra arranha-céus e autocarros, mas também pelos imigrantes que se estabelecem em nossas casas e que, sem respeito pelas nossas leis, impõem as suas ideias, os seus costumes, o seu Deus.


Um grupo francês tentou travar a distribuição dos seus livros em França, mas falhou tal acto de censura.


Que esta Cassandra dos tempos modernos descanse em paz e que a sua obra de divulgação e alerta não tenha sido em vão. Ecoa o seu brado de chamamento para o combate por entre todas as colunas de mármore, todas as cidades e todas as florestas do Ocidente.

35 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Paz à sua alma.
Mulheres como esta não deviam morrer!!!

15 de setembro de 2006 às 22:46:00 WEST  
Blogger Vera said...

Os melhores vão sempre primeiro...parece que é assim com todos...

15 de setembro de 2006 às 23:24:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Já vai tarde!

15 de setembro de 2006 às 23:49:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

não vou comentar pelo facto de ser mulher, não pelas ideias que tinha.HM

16 de setembro de 2006 às 16:08:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caro Caturo

Urge um comentário teu sobre as declarações do Papa acerca do Islão, e as sequentes reacções de indiganação de bem pensantes em geral .

Um dia verás .... que a resposta é Cristã

16 de setembro de 2006 às 16:17:00 WEST  
Blogger Vera said...

Pois... bem, o Papa não disse mentira nenhyuma. Até ele consegue ver o carácter da religião islâmica e da mensagem transmitida aos seus crentes.

Agora vá, digam que querem o Papa de lá para fora porque ele é racista. Ou já não têm coragem?

16 de setembro de 2006 às 16:52:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

sim caturo, temos que comentar o facto daqueles senhores islamicos estarem a atacar o papa, não respeitam ninguem, só uma guerra acabará com isto, não vejo outra solução infelizmente.Lucia

16 de setembro de 2006 às 20:16:00 WEST  
Blogger Vera said...

Li agr nas notícias do sapo que há um grupo radical islâmico, iraquiano, a ameaçar atacar Roma, o Papa e o Vaticano..
Enfim, só lá vão com a guerra, onde vão morrer milhares de pessoas desnecessariamente, para que os Ss muçulmanos conseguiram perceber que o mundo não pode ceder às suas leis e vontade..o mesmo que nós (Ocidenten, mundo cristão) teve que aprender após experiências pouco positivas como as da idade Média. Seria um pouco inteligente da parte de alguns árabes olharem para a história universal...talvez cometessem menos erros. Pena que isos não lhes interesse muito..

16 de setembro de 2006 às 21:39:00 WEST  
Blogger Vera said...

Ah, e quanto ao que a Lucia disse que "só uma guerra acabará com isto"...Concordo plenamente.. Não há mesmo a alternativa pacífica que tantos anti-guerra defendem. Aliás, o anti-guerra é deixar os terroristas vencer, não é resolução nenhuma.
E é a guerra que os ayatholas estão a pedir. Pode ser que depois acalmem um bocadinho (será?)..

16 de setembro de 2006 às 21:44:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Falou bem, o papa, cara Lúcia e caro Pedro Dias. Mas, também, aquilo foi quase o roto a rir-se do nu... porque, de facto, a Igreja tem precisamente um historial de imposição da sua crença à base da espada. Actualmente, já não o faz, dado que já não tem poder para isso... mas os muçulmanos sim, têm, e prosseguem a sua guerra santa.

16 de setembro de 2006 às 23:00:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

" a Igreja tem precisamente um historial de imposição da sua crença à base da espada. Actualmente, já não o faz, dado que já não tem poder para isso... "

Praticamente todas as ideias incluiram a espada na sua propagação, ou na sua defesa . De arma na mão estiveram Cristãos, Hindus e outros Paganismos, Muçulmanos Ateus e Agnósticos. Agora eu tenho muito poucas duvidas que a propagação do Cristianismo se deu essencialmente pela adesão das pessoas ao que a mensagem de Cristo tem de bom, e não à espada. Agora uma coisa é inegável, e é o facto de a Igreja ter abdicado da violência à séculos, ter pedido desculpa pelos seus erros ao contrário de todos os outros, e mesmo assim continuar hoje forte e pujante. Errou, e virou a página ... ! Quantos mais o fizeram ?

17 de setembro de 2006 às 11:14:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

" Actualmente, já não o faz, dado que já não tem poder para isso... mas os muçulmanos sim, têm, e prosseguem a sua guerra santa "

A Igreja não tem nem quer mais ter, e isso a tornará vencedora!

Os muçulmanos têm poder e querem amplia-lo mais e mais e mais ! Morrerão ao fio da espada .

17 de setembro de 2006 às 11:19:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Praticamente todas as ideias incluiram a espada na sua propagação, ou na sua defesa . De arma na mão estiveram Cristãos, Hindus e outros Paganismos,

Não... nunca os pagãos ou os hindus andaram de armas na mão a impor a sua religião noutras paragens.

O proselitismo agressivo é apanágio exclusivo do Islão e do Cristianismo.



eu tenho muito poucas duvidas que a propagação do Cristianismo se deu essencialmente pela adesão das pessoas ao que a mensagem de Cristo tem de bom, e não à espada

Lá que os cristãos se fartaram de fazer correr sangue na sua evangelização, não há dúvidas - é um facto histórico.

18 de setembro de 2006 às 15:38:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Agora vá, digam que querem o Papa de lá para fora porque ele é racista. Ou já não têm coragem?

Não têm coragem... ainda... mas estão a arranjá-la... dentro de pouco tempo, a comunagem vai andar aí toda a falar mal deste papa...

18 de setembro de 2006 às 15:39:00 WEST  
Blogger Caturo said...

A Igreja não tem nem quer mais ter, e isso a tornará vencedora!

O que é facto é que perdeu esse poder e, desde então, não tem parado de perder terreno a olhos vistos.

18 de setembro de 2006 às 15:40:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

" Lá que os cristãos se fartaram de fazer correr sangue na sua evangelização, não há dúvidas - é um facto histórico. "

Todos as ideologias e Religiões fizeram correr sangue em nome daquilo em que acreditam ! Umas vezes tiveram razão em o fazerem outras não ! A mim o ter-se vertido sangue não me escandaliza ! Mas o essencial da Evangelização Cristã, ou seja, as razões pelas quais o Cristianismo cresceu e cresce hoje no plano mundial, foram a sua mensagem maravilhosa !

20 de setembro de 2006 às 21:40:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

" O que é facto é que perdeu esse poder e, desde então, não tem parado de perder terreno a olhos vistos. "

A Igreja Catolica continua a ser a Oraganização mais poderosa do mundo ! Simplesmente não quer mais tornar-se em poder militar ! Se quisesse ... tornava-se ! Mas é ingénuo imaginar-se que se um dia o Papa fizesse um apelo às armas, que esse apelo não se tornava num exercito poderosíssimo ! A Igreja simplesmente não quer ir por aí ... pelas armas ! Foi esse o conteudo da conferencia proferida pelo Papa, e que tanta celeuma deu ! O apelo à razão em deterimento da espada ! O Papa defendeu que é com o tempero do racionalismo helenista, que a Fé se torna equilibrada ! Foi esse o recado que quis transmitir ao Islão ! Que também eles virem a página !

20 de setembro de 2006 às 21:55:00 WEST  
Blogger Caturo said...

A mim o ter-se vertido sangue não me escandaliza !

A mim escandaliza-me, se for para impor aos outros a sua doutrina.

21 de setembro de 2006 às 14:08:00 WEST  
Blogger Caturo said...

o Cristianismo cresceu e cresce hoje no plano mundial,

O que é certo é que o perde na Europa. Se entretanto o Cristianismo se vai tornar na grande religião do terceiro-mundo, a par do Islão, isso é outra história...

21 de setembro de 2006 às 14:09:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Simplesmente não quer mais tornar-se em poder militar ! Se quisesse ... tornava-se !

Não parece. A Igreja sempre se opôs à sua perda de poder - aliás, quando a liberdade de culto foi declarada no Ocidente, o papa vigente fartou-se de rezar pelas almas de quem tinha cometido tal acto...



Mas é ingénuo imaginar-se que se um dia o Papa fizesse um apelo às armas, que esse apelo não se tornava num exercito poderosíssimo !

Duvido que o papa conseguisse convocar uma nova cruzada...

21 de setembro de 2006 às 14:12:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

" A mim escandaliza-me, se for para impor aos outros a sua doutrina. "

Pois aí é que está o busílis da questão ! Se é verdade que tenham existido guerras movidas por gente que era Cristã, a realidade é que a maioria dessas guerras e sangue vertido, tinham o objectivo de conquistar, e não evangelizar. A afirmação de que se fazia a guerra para evangelizar, era o pretexto que Reis e Senhores utilizavam para justificar os seus actos de violencia. Continuo na minha, de que uma pessoa sob a ameaça da espada até pode fingir que se converte, mas na realidade não se converte nada. Quem se converte, fa-lo de coração e convicção e portanto para mim é um disparate essa coisa de se afirmar que houve gente que se converteu por medo.

E para que não hajam dúvidas, concordo com esta tua afirmação Caturo : " " A mim escandaliza-me, se for para impor aos outros a sua doutrina. " Agora a realidade é que o sangue nao foi vertido para impôr uma doutrina, mas sim para uma ampliação de poder terreno.

saudações

21 de setembro de 2006 às 15:21:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

" O que é certo é que o perde na Europa. "

Na europa todas as religiões perdem terreno . A Europa está a tornar-se materialista e só pensa em gozar o momento presente, quem vier a seguir que feche a porta. Para o usufruto do máximo gozo de cada momento, está disposta a tudo, Iminvasões, destruição de Identidade, anulação de tudo quanto sejam valores intemporais e obvamente que o Agnosticismo e Ateismo dominantes são uma das faces disso mesmo . Assim sendo não é o Cristianismo que está a perder terreno na Europa, mas sim toda a noção de Religião e a própria ideia de Deus, ( ou Deuses ), que foi posta de lado. A Europa decidiu viver como se Deus ou os Deuses não existissem .

Nessa medida obviamente que o Cristianismo perde terreno ! Agora não perde terreno para nenhuma outra Religião ! Perde terreno para o Ateismo .

Este é na minha uma das muitas coisas que colocam a Europa em Risco ! A ausencia religiosa de sentido de Eternidade, afasta as pessoas da ideia de que vale lutar !

21 de setembro de 2006 às 15:31:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

" Não parece. A Igreja sempre se opôs à sua perda de poder - aliás, quando a liberdade de culto foi declarada no Ocidente, o papa vigente fartou-se de rezar pelas almas de quem tinha cometido tal acto..."

Referia-me à perda de poder militar

21 de setembro de 2006 às 15:32:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

" Duvido que o papa conseguisse convocar uma nova cruzada... "

é porque subvalorizas o que é um Cristão a sério ! Eu não tenho dúvidas de que se o fizesse ela existiria e fortíssima! Além disso muitos chefes de estado adeririam também a essa convocação quanto mais não fosse porque isso concorreria com os seus interesses.

O Papa Joao Paulo II, não apelou a uma cruzada, mas de mãos dadas com o Reagan foi determinante na destruição da União Sovietica

21 de setembro de 2006 às 15:37:00 WEST  
Blogger Caturo said...

é porque subvalorizas o que é um Cristão a sério ! Eu não tenho dúvidas de que se o fizesse ela existiria e fortíssima!

A palavra «inverosímil» parece-me aqui um eufemismo.


Além disso muitos chefes de estado adeririam também a essa convocação quanto mais não fosse porque isso concorreria com os seus interesses.

Pois eu acho que todos os chefes de Estado se fechavam em copas, porque a guerra santa não lhes convém de maneira nenhuma nem eles são capazes de a sustentar, nem do ponto de vista militar, nem do ponto de vista social, nem politicamente, nem sequer economicamente.

Repara como a maioria dos líderes mundiais nem sequer se pôs ao lado do papa neste caso da citação... ora se nem nisto se afirmam, quanto mais numa guerra a sério...

21 de setembro de 2006 às 17:52:00 WEST  
Blogger Caturo said...

" Não parece. A Igreja sempre se opôs à sua perda de poder - aliás, quando a liberdade de culto foi declarada no Ocidente, o papa vigente fartou-se de rezar pelas almas de quem tinha cometido tal acto..."

Referia-me à perda de poder militar

Uma coisa implica a outra. Sem poder político e social, o poder militar está fora de questão.

21 de setembro de 2006 às 17:54:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Quem se converte, fa-lo de coração e convicção e portanto para mim é um disparate essa coisa de se afirmar que houve gente que se converteu por medo.

Não é não. Uma geração pode converter-se por medo, e, sendo intimidada e vigiada constantemente, vai perdendo cada vez mais as suas práticas pagãs, e as gerações posteriores herdam cada vez menos práticas religiosas antigas. Foi isto que sucedeu na Europa, em que a cristianização lutou durante vários séculos com os vestígios de Paganismo que sobreviviam no seio do Povo.



E para que não hajam dúvidas, concordo com esta tua afirmação Caturo : " " A mim escandaliza-me, se for para impor aos outros a sua doutrina. " Agora a realidade é que o sangue nao foi vertido para impôr uma doutrina,

Caro Pedro Dias, a realidade é que, formalmente, fizeram-se guerras para expansão da doutrina cristã. Que tu resolvas atribuir motivos não declarados aos seus autores, isso é outra história.

Saudações Nacionais

21 de setembro de 2006 às 18:00:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Na europa todas as religiões perdem terreno

Não é verdade. O Islão cresce.

E, na América (não sei se também na Europa), crescem as novas ou antigas espiritualidades, entre o Paganismo, a Wicca e a «Nova Era» ou «New Age».

21 de setembro de 2006 às 18:10:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Caro Pedro Dias,

http://religion.upi.com/view.php?StoryID=20050301-052524-8669r

Excerto:
The Rev. Paul M. Zulehner, dean of Vienna University's divinity school and one of the world's most distinguished sociologists of religion, told UPI Tuesday: "True atheists in Europe have become an infinitesimally small group. There are not enough of them to be used for sociological research."

The only exceptions to this rule, Zulehner said, are the former East Germany and the Czech Republic, where, as the saying goes, de-Christianization has been the only proven success of these regions' former communist rulers.


Zulehner cautions, however, that in the rest of Europe re-Christianization is by no means occurring. "What we are observing instead is a re-paganization," he went on, and this worries Christian theologians such as Munich's Pannenberg and the Rev. Gerald McDermott, an Episcopal priest and professor of religion and philosophy at Roanoke College in Salem, Va.


For although in every major European city except Paris spirituality is booming, according to Zulehner, this only proves the emergence of a diffuse belief system, Pannenberg said, but not the revitalization of traditional Christian religious faith.


Observing a similar phenomenon in the United States, McDermott stated that the "rise of all sorts of paganism is creating a false spirituality that proves to be a more dangerous rival to the Christian faith than atheism."

21 de setembro de 2006 às 19:00:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

" Na europa todas as religiões perdem terreno

Não é verdade. O Islão cresce. "

Não é verdade ! Eu não considero os muçulmanos que invadem a Europa como Europeus, ou como representantes do tecido religioso na europa ! Há Islão dentro da Europa, mas como invasores ! Não é significativo o numero de EUROPEUS convertidos ao Islão

21 de setembro de 2006 às 19:29:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

" For although in every major European city except Paris spirituality is booming, according to Zulehner, this only proves the emergence of a diffuse belief system, Pannenberg said, but not the revitalization of traditional Christian religious faith. "

Esse senhor pode ser apresentado como um especialista ! No entanto o que ele afirma parece-me profundamente mal fundamentado ! A realidade é que as únicas manifestações de fé visiveis em larga escala na Europa, são os encontros com o Papa, onde até Jovens se encontram aos milhoes ! Dirme-as que a juventude aproveita tudo para se juntar em festa, mas a realidade é que se associam à festa Cristã e não à festa de mais nenhuma Religião ! Nem de Religiões Pagãs, nem de crenças difusas como as que esse Reverendo refere .

Nos estados Unidos Newagers e Wickers são umas dezenas de milhar ou seja nem meio por cento . Não considero isso significativo para concluir tendencias nenhumas . Existem, existiram e sempre existirão . Será sempre muito atractiva uma resposta espiritual, que reconheça uma dimensão de eternidade para as Almas, mas que apague coisas como pecado e mal e diabo e tudo o que seja julgamento final. Mesmo com essas promessas todas de que há Deuses mas ninguém vai para o Inferno, continuam a ter muito poucos adeptos

Saudações Nacionais

21 de setembro de 2006 às 19:45:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Esse senhor pode ser apresentado como um especialista ! No entanto o que ele afirma parece-me profundamente mal fundamentado !

Não sei, Pedro. Ele lá terá as suas razões para dizer o que diz.


A realidade é que as únicas manifestações de fé visiveis em larga escala na Europa, são os encontros com o Papa, onde até Jovens se encontram aos milhoes ! Dirme-as que a juventude aproveita tudo para se juntar em festa, mas a realidade é que se associam à festa Cristã e não à festa de mais nenhuma Religião !

Que outras grandes festas de Religião existem por aí?


Nem de Religiões Pagãs,

As Religiões Pagãs são ainda minoritárias e só há relativamente pouco tempo se verifica a sua divulgação. A comparação não é adequada. Até parece uma daquelas comparações que os antifas fazem entre o PNR e os outros partidos...


Nos estados Unidos Newagers e Wickers são umas dezenas de milhar

São muito poucos, mas já ultrapassam a centena de milhar. Seja como for, não é o número que mais interessa neste caso, mas sim a taxa de crescimento.

Nos E.U.A., o mais poderoso e influente país do Ocidente, os cristãos eram 86% da população nacional em 1990; em 2001, a sua percentagem estava já nos 77%.

Curiosamente, a religião que mais cresce nos E.U.A. é o neopaganismo Wicca (está longe, longe de ser o meu preferido, mas o seu crescimento parece-me um sinal mais positivo do que negativo): em 1990, os neopagãos dos E.U.A. eram oito mil - em 2001 eram já cento e trinta e quatro mil (134.000). No Canadá então, a percentagem de neopagãos cresceu cerca de 281% desde 1990.

Mais números aqui:
http://www.religioustolerance.org/chr_prac2.htm


Além disso, repara no que o papa actual disse há uns tempos:
o Papa recebeu o seu primeiro banho de multidão, dado por cerca de um milhão de jovens procedentes de 193 países, perante os quais disse que no mundo actual há um forte sentimento de frustração e coexiste "um estranho esquecimento de Deus juntamente com um "boom do que é religioso".

Significativo - o papa reconhece que a religiosidade, em si, está em alta, cresce exponencialmente; todavia, «há um estranho esquecimento de Deus». Mais adianta, o papa alemão, que «a religião não pode ser encarada como uma espécie de bricolage, como é moda agora, porque isso não nos ajuda» (não está nesta notícia, mas eu ouvi na tsf).

E porquê?

A que religiões é que pensas que o papa se referia quando falou em «bricolage»?

Ao Islão? Ao Budismo? Ao Judaísmo?...

A essas, o intelectual Ratzinger chamaria tudo menos «bricolage».

Então, a que religiões é que o papa se referia?

E diz-me também - se essa «bricolage» fosse assim tão pouco importante, achas que o papa lhes dedicaria alguma palavrita?

E insisto - porquê esta preocupada referência ao «boom» do religioso?

Não será porque, apesar de as pessoas na Europa estarem a ficar mais religiosas, o Cristianismo está a perder terreno nesse mesmo território?

Afinal, o Cristianismo não está perder terreno por causa do ateísmo, como alguns dizem, mas sim por causa da concorrência de outras formas de religiosidade...


Saudações Nacionais

22 de setembro de 2006 às 15:17:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

" Que outras grandes festas de Religião existem por aí? "

Pois :

Ou não existem porque sabem muito bem que não recolhem o apoio entusiastico de niguem, e a seguir fazer uma festa e nao aparecer ninguem é frustrante

Ou então não até existem essas festas, mas como se reduzem a meia duzia de pessoas, nem sequer levam tempo de antena.

23 de setembro de 2006 às 19:15:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

" As Religiões Pagãs são ainda minoritárias e só há relativamente pouco tempo se verifica a sua divulgação. A comparação não é adequada. Até parece uma daquelas comparações que os antifas fazem entre o PNR e os outros partidos..."

Não sei como será o futuro ! Não sei se o Paganismo voltará a crescer . Apenas comentei, que a Religião da Europa ainda era o Cristianismo . E que não há nada Europeus a converterem-se ao Islão . O que existe não é significativo .

Quanto à comparação com o PNR, até tens razão ! Mas tenho Fé em como o Nacionalismo vencerá !

23 de setembro de 2006 às 19:21:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

" Afinal, o Cristianismo não está perder terreno por causa do ateísmo, como alguns dizem, mas sim por causa da concorrência de outras formas de religiosidade..."

Chamarme-às teórico da conspiração, mas a promoção da religiosidade facil que por aí grassa nos livros de cabeceira,que nasce num dia e morre no dia seguinte porque é desprovida de conteudo e mensagem, é promovida pela Maçonaria para atacar a Igreja Católica . é promovida pelos mesmpo que atacam o Nacionalismo

23 de setembro de 2006 às 19:29:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home