terça-feira, setembro 27, 2005

MAIS UMA NOTÍCIA DA ÁFRICA DO SUL QUE NÃO APARECE NOS MÉ(R)DIA

Da Novo Press,

O primeiro agricultor branco sul-africano verá em breve as suas terras serem-lhe expropriadas. O governo sul-africano, nas mãos do ANC, diz que se trata de uma medida com o objectivo de corrigir os desiquilíbrios herdados do passado. Assim, até 2014, pretendem que cerca de 1/3 das terras de cultivo nas mãos de brancos, passem a ter proprietários negros.

A África do Sul parece apostada agora em seguir o exemplo do Zimbabué, onde, desde 2002, mais de 4000 agricultores brancos foram expulso das suas terras.

Duas questões se colocam: porque será que os governos africanos podem praticar o mais desprezível racismo, em forma de limpeza étnica, sem que a ONU, União Europeia ou os EUA pronunciem uma palavra, um gesto condenatório, executem sanções, quando na Europa promovem incessantes campanhas contra o racismo?
Porque será que com tanta expropriação teremos nós, europeus, de continuar a pagar, através dos nossos impostos, subsídios para auxiliar a agricultura do Zimbabué e demais estados africanos?


Coloco ainda outra questão: como é possível que toda a imprensa tuga esteja tão bem disciplinadinha que nem um só dos seus orgãos dá notícias destas?

Ainda outra - será que o governo sul-africano vai ao menos dar aos expropriados brancos alguma compensação monetária?

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

«Ainda outra - será que o governo sul-africano vai ao menos dar aos expropriados brancos alguma compensação monetária?»

Claro que não! As terras são deles, foram é usurpadas. A não ser que se refiram às terras da Província do Cabo, essas são intocáveis! Mas essa de indemnizar expropriados é absurda: se se pretende ficar a ganhar, dar uma compensação é ficar na mesma!...

27 de setembro de 2005 às 13:57:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Não é absurda, se se quiser simplesmente pôr os expropriados fora da terra. Uma indemnização seria pois justa, mesmo que o dinheiro seja mais limitado do que a posse de uma propriedade, que pode passar de geração em geração, alimentando famílias inteiras durante décadas e, quiçá, séculos.

27 de setembro de 2005 às 14:19:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

A ideia é esta: se sul africanos usurpassem terras portuguesas e tivessemos coragem de os expropriar (o que no nosso caso seria duvidoso), deveríamos ainda indemnizá-los?

27 de setembro de 2005 às 14:26:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Na verdade a comunidade internacional manifestou-se. Ninguém os manda andar distraídos.

27 de setembro de 2005 às 14:32:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«Não é absurda, se se quiser simplesmente pôr os expropriados fora da terra.»

Eu referia-me às expropriações em geral, em sentido mais lato, nomeadamente às Nacionalizações feitas no 25 de Abril, umas bem outras mal, aos capitalistas que exploravam na altura, quando o Estado precisava de recursos e de reorganizar, bem ou mal, a economia. Já sabe que, de resto, eu sou pelas indemnizações aos imigrantes: afinal de contas, se é verdade que produziram com recursos nossos, também é verdade que produziram com o seu trabalho, pelo que...


«Na verdade a comunidade internacional manifestou-se. Ninguém os manda andar distraídos.»

A quem, a nós? Talvez à Comunidade Internacional, que fala mas não faz nada, essa é que deve andar distraída!... Além do mais nós não andamos distraídos, os bastardos da Comunicação Sucial - e eu digo bastardos para não ter que lhes estar a chamar filhos da puta - é que omitiram ou abafaram essa manifestação, por achar que a África do Sul é que tem razão e a Comunidade Internacional não tem nada que se manifestar!...

27 de setembro de 2005 às 16:28:00 WEST  
Blogger Caturo said...

A ideia é esta: se sul africanos usurpassem terras portuguesas e tivessemos coragem de os expropriar (o que no nosso caso seria duvidoso), deveríamos ainda indemnizá-los?

A ideia é esta: quem herda propriedades feitas pelos seus antecessores, é usurpador?
Outra ideia: essas terras foram mesmo usurpadas por brancos... ou encontravam-se desérticas quando os brancos lá se estabeleceram (é sabido que a zona que hoje constitui a África do Sul, não era toda habitada)?

27 de setembro de 2005 às 17:06:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Por isso mesmo é que eu digo que a Colónia do Cabo, é intocável!

27 de setembro de 2005 às 19:15:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Sinto que o mundo ta cada vez mais longe da um "mundo", livre de preconceito e unificado. Invasao do Iraque, Os acontecimentos no Zimbabwe sobre a terra, a Xenofobia na Africa do Sul e algumas expressoes expressa acima pelos comentadores, mostram claramente que o mundo ainda cada vez mais tende a deteriorar. CASO PARA REFLETIR SOBRE O "MUNDO" que a Ciencia diz ser unicos seres que "pensam"...

27 de maio de 2008 às 01:24:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home