quarta-feira, abril 13, 2005

UM CERTO GOZO...

Nunca apoiei nunca Durão Barroso, devido à sua postura ideológica pronunciadamente rasca, favorável à misturada racial e inimiga primária do Nacionalismo - recordo-me por exemplo da sua campanha contra Le Pen aquando das eleições presidenciais francesas em 2002.
Mas dá-me um certo tipo de prazer ver o ex-maoísta laranja a ser promovido internacionalmente (ainda ontem, com um prémio qualquer atribuído por jornalistas estrangeiros) mesmo à frente das ventas da esquerdalha cá do burgo. Tem piada porque me lembro perfeitamente de ouvir os analistas políticos tugas a declararem, com aquela petulância ridícula que lhes é característica, que Durão Barroso nem a primeiro-ministro chegava, que era incompetente, pouco inteligente, era mesmo pouco inteligente porque sim, porque era, estava-se mesmo a ver, é que nem se discutia, era um consenso comum a todo o «inteligente» que quisesse mostrar socialmente a sua inteligência e «objectividade».

Ficava bem, afirmar categoricamente que Durão Barroso era uma desgraça; e tudo o que era jornalista político, fazia que sim com a cabeça.

Quando Durão Barroso lançava algum ataque contra o governo de Guterres, «toda a gente» era curiosamente unânime em dizer que aquilo tinha sido «mais um tiro no pé, o homem está desgraçado, é mesmo incompetente». Isto era ecoado nos fóruns internéticos do tipo «sapo», por «críticos inteligentes» (aqueles comentadores dos fóruns, que são, geralmente, «opinion makers» em ponto pequeno, embora a sua arrogância e pinta sofisticada não seja em nada inferior à de qualquer bem falante da tvi ou da sic). Ora a mim, Durão Barroso até parecia um gajo competente, independentemente da sua ideologia; e eu não percebia que «tiros no pé» eram esses, palavra de honra, e perguntava-o, e, ao perguntar, recebia sempre respostas unânimes: tratava-se efectivamente de um tiro no pé porque sim, era tão óbvio...

Ora o sujeito acabou por conseguir ser primeiro-ministro; e, depois, foi convidado por altas figuras mundiais para ocupar o cargo de presidente da União Europeia. Os socialistas tugas queriam alçar Vitorino a essa posição, e a imprensa cá da terra fartava-se de elogiar as qualidades e possibilidades deste supostamente prometedor político «nacional», clamando que Vitorino era do melhorio, autêntico Luís Figo da política europeia, mas, afinal, nem os próprios socialistas franceses por ele quiseram votar.

Que poderoso e doloroso melão para a «elite» político-cultural tuga, inteiramente dominada pela Esquerda liberal... e, agora, também andam a pedir batatinhas por Guterres...

É verdade que Durão Barroso estudou e trabalhou nos E.U.A., tendo por isso a escola americana, o que, na actual sociedade neo-liberalizante, constitui a melhor catapulta para a ribalta.
Então mas e no P.S. não há campeões formados na escola maçónica francesa?...

Pelos vistos, não...

E, assim, aquilata-se mais uma vez o verdadeiro valor das «críticas inteligentes e objectivas» dos fazedores de opinião que têm voz na comunicação sucial. Não me engano muito se disser que foram os mesmos que vaticinaram, com o seu habitual estilo «científico» e «objectivo», a derrota eleitoral de Bush... e que garantiram a «morte política» de Le Pen antes deste passar à segunda volta das presidenciais francesas, deitando por terra o «queridíssimo» da imprensa tuga Lionel Jospin...

Os analistas políticos mais badalados nos mé(r)dia não são mais, na sua maioria, do que facciosos «afutebolados» (daqueles que acham que o seu clube tem sempre razão porque tem e até elaboram um discurso cuidado e inteligente para o provar...) que mascaram o seu fanatismo imbecilizante com palavreado floreado, os chamados «rodriguinhos» tão apreciados pelos tugas, seja no relvado, seja no parlamento, seja no pasquim.

15 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Era «incompetente» porque era de direita, e na direita não há lugar a competentes, só a papões e ladrões. Neste Portugal dominado pela obscura corja saída do 25 conseguiu-se criar a ideia de que só a esquerda tem virtudes e preocupações sociais, e tudo o que não seja de esquerda é ladrão, corrupto e sem ideias. Conseguiram, esses abjectos esquerdistas, em Portugal, deslocar a virtude do centro para a esquerda.

www.forum-nacional.net

13 de abril de 2005 às 13:16:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Pois, o pior é que aquele pessoal lá de fora não «colabora» nesse teatrinho da treta...

13 de abril de 2005 às 14:07:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Ena! Hoje está inspirado! E logo para elogiar um adversário!... Talvez tenha mais jeito para isso! Se se dedicasse a escrever sobre o trivial, provavelmente ainda ia a algum lado com isso! Mas o Lionel Jospin não era o menino querido principalmente da imprensa Francesa, mais do que da Portuguesa? É que cá nem ouvi falar muito nele! Como Primeiro-Ministro, foi discreto, ou pelo menos foi essa a imagem que por cá passou...


Imperador

13 de abril de 2005 às 14:19:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

É verdade, há cronistas de Direita, sem sequer serem dos nossos, que a sabem toda e lhes descobrem a careca, e que criticam essa mesma posição de superioridade moral da Esquerda, a começar pelo próprio João Pereira Coutinho!...


Imperador

13 de abril de 2005 às 14:21:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

É, todavia, realmente estranho que alguém como o Vitorino, que de facto, independentemente da sua ideologia, é competente, nem sequer seja apoiado pela sua própria Família Política Europeia!... A que se deverá tal facto?


Imperador

13 de abril de 2005 às 14:24:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Ainda assim, apesar da não-morte política de Le Pen, há Nacionalistas em Portugal que consideram que ele já não vai subir mais e que deveria pensar era em reivindicar território. Nesse caso... Alsace, d' abord!...


Imperador

13 de abril de 2005 às 14:26:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Uma coisa, porém, é certa: Durão Barroso foi muito melhor Primeiro-Ministro (e, antes disso, MNE) do que Líder da Oposição, e por aí nunca se teria sabido das suas qualidades, pois ninguém, nem mesmo eu, dava grande coisa por ele. E o mesmo para o seu actual posto.


Imperador

13 de abril de 2005 às 14:31:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Então, ninguém diz nada? F...-se, é sempre a mesma m*rd*! Nem sei porque é que eu perco o meu tempo aqui!...


Imperador

13 de abril de 2005 às 15:56:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O Durão não pertence à seita do Grupo Bildeberg???
Andam por aí umas teorias da conspiração, que ele terá sido colocado no cargo da União Europeia como fantoche desta seita.
Mas também relativamente a essa seita diz-se de tudo um pouco.

Ricardo

13 de abril de 2005 às 17:32:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Pois, Ricardo... mas, nesse caso, a Maçonaria também teria uma palavrita a dizer aí, não era?
Ora, porque é que nenhum socialista tuga está na ribalta, se grande parte dos políticos portugueses mais importantes são da Maçonaria, regular ou irregular (Jorge Sampaio, Jorge Coelho, Mário Soares, João Soares, Almeida Santos, entre outros...)?

13 de abril de 2005 às 18:02:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Você não sabe que a maior parte das pessoas que lê blogues nada comenta, ó Imperador? Esperava o quê, ouvir um coro de palmas?

Escreva o que tem a dizer e decerto que alguém o há-de ler.

(Quanto a Durão Barroso, estou ainda para saber porque é que ele foi um líder de oposição pior do que os outros, mas enfim... eu acho é que até foi menos mau... pelo menos, fazia críticas correctas ao governo e não se punha com considerações a respeito da vida interna do P.S....)

13 de abril de 2005 às 18:05:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Guterres, pelo contrário, mesmo como líder do governo, perdia-se em críticas mesquinhas ao P.S.D. por causa de problemas internos da formação laranja... recordo-me bem de ouvir na rádio sessões no Parlamento em que Durão Barroso dirigia ataques bem fundamentados ao procedimento governamental e Guterres respondia, ao fim ao cabo, com um «Olhe mas é para dentro do seu partido...» e depois a cambada rosa aplaudia e os «opinion makers» da rádio diziam que fora uma bela resposta, Guterres era de facto brilhante na argumentação...

Ora num país cujo nível cultural produz «opinion makers» deste quilate, que dão tanto valor a questões de Estado como a coscuvilhices politiqueiras, francamente, depois queixam-se de que o nível educacional da população é baixo. É um círculo vicioso de desperdício mental.

13 de abril de 2005 às 18:11:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo, não tenho uma resposta clara e objectiva para um hipotético papel da maçonaria na nomeação do Durão...
Relativamente aos sucialistas na berra, quando o sucialista antónio vitorino andava por aí nas lides para ser nomeado para secretário geral da NATO, surgiram logo informações ou contra informações que tal seria dificil por não ser considerado suficientemente pró-americano, também esse eterno wana be andou por aí a ser falado para ser o presidente da comissão europeia entretanto quem acabou lá foi Durão... subscritor da "Carta dos Oito" e organizador da Cimeira dos Açores

Ricardo

13 de abril de 2005 às 18:44:00 WEST  
Blogger Rodrigo N.P. said...

Certeira a análise à esquerdalha cá da "casa".Quanto ao Durão abstenho-me :)

13 de abril de 2005 às 19:00:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Que estranho nome esse, Rebatet. Parece Judeu!...


Imperador

14 de abril de 2005 às 17:23:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home