quinta-feira, dezembro 04, 2003

CONFLITOS MULTI-ÉTNICOS

Conflitos, ou situações conflituosas, como a que sucede no caso da escola bragantina cuja associação de pais rejeita a presença de ciganos anti-sociais, são e serão frequentes em Estados onde viva mais do que uma etnia.

Uma etnia é como uma família maior.
E, tal como uma família precisa de pelo menos uma casa, também uma Etnia, ou uma Nação, precisa de pelo menos um Estado.
Duas famílias sob um mesmo tecto, entrarão mais facilmente em confronto do que se tiver cada qual o seu domicílio, de fronteiras bem determinadas. E o mesmo acontece com as etnias, e as nações, a uma escala obviamente maior.

Assim, que cada Povo tenha um Estado, e a cada Estado corresponda um só Povo.

Sendo os ciganos um povo à parte, que recusa a mistura com outras gentes - e fazem eles muito bem, nesse aspecto são exemplares - então devem ter direito a um Estado seu, exclusivamente cigano. Aí, mandariam eles, em exclusivo, aí teriam as suas forças armadas, com serviço militar obrigatório ou não, aí teriam a escolaridade obrigatória que entendessem ter, aí pagariam os impostos que entendessem pagar: a responsabilidade de terem ou não fronteiras defendidas, ordem interna, indústria, comércio e serviços públicos - essa responsabilidade seria inteiramente deles.

Mais difícil será determinar que território lhes seria atribuído... isto teria de ser discutido à escala europeia.