quinta-feira, maio 12, 2016

TREZE DE MAIO - MAIS UMA DATA PAGÃ USURPADA PELA CRISTANDADE

A Enciclopédia Católica define o Dia de Todos os Santos como uma festa em “honra a todos os santos, conhecidos e desconhecidos”. No fim do segundo século, professos cristãos começaram a honrar os que tinham sido martirizados por causa da sua fé e, achando que eles já estavam com Cristo no céu, oravam-lhes para que intercedessem a seu favor. A comemoração regular começou quando, em 13 de Maio de 609 ou 610 DC, o Papa Bonifácio IV dedicou o Panteão — o templo romano em honra de todos os Deuses — a Maria e a todos os mártires. 
(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_de_Todos-os-Santos)

Deste então, diz outro verbete da Wikipedia, a festividade originou o Dia de Todos os Santos, que foi mais tarde movido para o primeiro de Novembro, eventualmente por influência céltica, porque havia na altura muitos monges irlandeses em Itália, e porque na Grã-Bretanha a população ainda celebrava o Samhain e a Igreja Católica queria abafar esta celebração pagã céltica.
De um modo ou doutro, a data da dedicatio Sanctae Mariae ad Martyres foi criada pela Igreja Católica Apostólica Romana para abafar a culminação da Lemúria, precisamente a 13 de Maio, festival pagão em honra dos Lémures, espíritos dos mortos que nesta altura do ano rondariam as casas. A intenção foi precisamente a de despaganizar a data, aliás, cristianizá-la, na tentativa de usurpar o espaço e a cultura à Paganidade. Duma só assentada, roubou-se/abafou-se uma celebração pagã e também um dos maiores edifícios da religião pagã romana, o Panteão, que era local de culto aos Deuses, incluindo Deuses celestiais, e ficou assim inutilizado para tal efeito com a colocação no seu interior de cadáveres de cristãos ditos «mártires». 




Idealmente, seria um dia recuperado - os cadáveres aí depositados seriam transladados e o local seria ritualmente purificado por actuais sacerdotes do Cultus Deorum, ou culto dos Deuses latinos. Não passa de um sonho, mas tudo o que se faz voluntariamente começa por aí - e se há dois mil anos dissessem a um comum cidadão de Roma que um credo originário da Judeia e praticado por escravos haveria um dia de ser a única religião autorizada em todo o Império Romano, o mais provável era que o romano se risse... 
Tudo se corrige, a seu tempo.


8 Comments:

Blogger João Nobre said...

Divulguei:

http://historiamaximus.blogspot.pt/2016/05/a-lemuria.html

12 de maio de 2016 às 07:46:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Um grupo de donos de botequins nos arredores de Copenhague, cansados dos assédios e das perseguições por parte de jovens ativistas islâmicos, que tentam instalar a chamada Zona da Xariá, levaram seu problema a uma das ministras do país, exigindo que proteja o negócio deles, assim como as comunidades locais.

Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20160512/4565154/chopp-dinamarca-isla.html#ixzz48RhfmbBa

12 de maio de 2016 às 13:59:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O membro do Congresso dos EUA Adam Kinzinger sugeriu criar uma nova agência federal para combater a alegada "propaganda divulgada pela Rússia e China", informou Washington Examiner.



Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20160512/4561067/eua-russia-propaganda.html#ixzz48Rj9jC3o

12 de maio de 2016 às 14:02:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caiu, o socialismo foi esmagado no Brasil.

Brasil!

12 de maio de 2016 às 15:08:00 WEST  
Blogger Caturo said...

http://historiamaximus.blogspot.pt/2016/05/a-lemuria.html

Força, camarada. Obrigado.

12 de maio de 2016 às 22:45:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Para aqueles que dizem que nao ha raças ou especies, porque ah e tal sao muito parecidos e é so uma questao fisica.
Cientistas so agora descobriram que leoes com juba até à barriga, afinal nao sao apenas uma uma mera diferença fisica, fazem mesmo parte de outra especie de leões (não sei se será raça, com estes animais esta gente quando vê uma pinta diferente, cataloga logo como espécie)


"Para confirmar isso, uma equipe internacional de pesquisadores comparou amostras de DNA de 15 desses animais com as de leões selvagens, e concluíram que há, sim, uma considerável distinção genética."

Às tantas têm menos % de diferença genética do que entre as raças humanas, mas como não são humanos ja se pode dizer espécie ou raça e preservar. Ja estao todos preocupados em preservar isso. Europeus é que enfim, é para deixar acabar e nao nos preocuparmos porque somos todos iguais e afinal os europeus até eram negros no passado. Vale tudo.

http://hypescience.com/nova-especie-de-leao-e-descoberta-na-etiopia/

12 de maio de 2016 às 22:56:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://br.sputniknews.com/mundo/20160512/4565154/chopp-dinamarca-isla.html

13 de maio de 2016 às 05:22:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://br.sputniknews.com/sociedade/20160511/4546500/segregacao-racial-europa.html

13 de maio de 2016 às 05:25:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home