quarta-feira, maio 23, 2018

ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE ÉVORA DECIDEM ACABAR COM GARRAIADA NA QUEIMA DAS FITAS

Os estudantes da Universidade de Évora (UÉ) decidiram esta Martes, em referendo, acabar com a garraiada académica na festa da Queima das Fitas, revelou à agência Lusa a presidente da associação académica, Ana Rita Silva.
Segundo a dirigente estudantil, dos 1.086 estudantes que participaram no referendo, 667 votaram pelo fim da garraiada e 405 a favor da sua continuidade, registando-se 12 votos em branco e dois nulos. A presidente da Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE) referiu que as mesas de voto estiveram abertas, entre as 10:00 e as 18:00, em cinco polos e, até às 20:00, no Colégio do Espírito Santo, o principal edifício da academia.
Um movimento de estudantes da academia alentejana já anunciou que vai organizar uma garraiada na semana em que decorre a Queima das Fitas, independentemente do resultado do referendo, para respeitar a primeira decisão dos alunos.
Organizada pelo movimento "Estudantes por Évora" em parceria com Núcleo de Estudantes de Agronomia de Évora, a garraiada está marcada para sábado, às 16:30, no Parque do Centro de Desenvolvimento Agropecuário de Évora (antigo IROMA).
O referendo sobre a continuidade da garraiada académica no programa oficial da Queima das Fitas de Évora foi aprovado pelos estudantes da academia, na assembleia magna que decorreu no dia 9 deste mês.
Esta assembleia magna tinha sido pedida por um grupo de alunos da academia para que os estudantes da UÉ votassem, novamente, a realização de um referendo sobre a continuidade da garraiada na Queima das Fitas.
Numa assembleia magna realizada no início de Abril, segundo a presidente da AAUE, Ana Rita Silva, foram registados "124 votos contra o referendo e 117 a favor do mesmo".
Os elementos deste grupo estavam descontentes com as circunstâncias em que decorreu a anterior votação, nomeadamente por discordarem dos métodos utilizados nas duas votações feitas na última assembleia magna, por considerarem que são falíveis. A Queima das Fitas em Évora começa na Vernes e vai decorrer até 2 de Junho.
*
Fonte: http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2018-05-22-Estudantes-da-Universidade-de-Evora-decidem-acabar-com-garraiada-na-Queima

* * *

Mais uma boa notícia a mostrar que as mentalidades evoluem num bom sentido e que a militância persistente compensa.