quarta-feira, abril 18, 2018

SOBRE OS BRASILEIROS NA IMIGRAÇÃO SOBRETUDO EM PORTUGAL

Por onde passei nos últimos 15 dias aqui e no exterior, ouvi relatos de pessoas em busca de explicações sobre as razões que estão levando brasileiros a buscar “refúgio” em outros países, principalmente Portugal e Estados Unidos. As pessoas querem saber se este êxodo teria motivações políticas. Em seguida, constrangidas, elas diziam que chama a atenção o nosso “grosseiro” comportamento. Um “estilo predador”, disse-me um deles.
Procurei saber detalhes do que exactamente incomodava estas pessoas. Elas dizem que falamos alto, somos arrogantes com garçons, atendentes, seguranças, além de furarmos filas, não cumprirmos  horários, nem compromissos previamente acertados, atravessarmos fora da faixa de pedestres nas ruas e não pagarmos passagem nos transportes públicos. O que elas argumentam é que não entendem por que agimos assim, já que todos convivem com os problemas comuns da comunidade em que estão igualmente inseridos.Já de retorno ao Brasil, esbarrei em relatos de conhecidos que diziam estar de malas prontas para Miami ou Lisboa, Cascais, Porto, e que não aguentavam mais a “bagunça” do nosso país. Eles reclamam da “desordem”, “das autoridades”, do “Temer”, do “Lula”, do “PT”, da “esquerda”, enfim, os alvos são múltiplos. Estas pessoas reconhecem que nossa “imagem lá fora” anda meio queimada. Tenho que reconhecer que estas pessoas “indignadas” têm posses ou reservas financeiras que lhes garantem uma permanência mais longa no exterior.Este conjunto de pequenas histórias passou a martelar minha cabeça. O que está havendo? A gota d’água foi uma senhora portuguesa que disse para um amigo que os brasileiros “não tinham classe”. Ela praguejou outros impropérios que prefiro não repetir por vergonha.Num determinado momento, eu não me contive e resolvi compartilhar este sentimento de surpresa frente à repetição de nossa falta de civilidade, com esta falta de respeito com os hábitos de países que abrigam novos imigrantes como nós.
Por isso, eu escrevi o post abaixo  no Twitter e, para minha completa surpresa, “viralizou”.
«Portugueses começam a ficar incomodados com a enxurrada de brasileiros endinheirados que estão trocando nosso país pelo deles. Eles dizem que são pessoas que se acham melhores do que as outras apesar de terem baixíssima cultura e civilidade. “Gente sem classe”, disse uma senhora.»
De cara, saltou para quase 8 mil curtidas, 2.800 retuítes e não param de entrar pessoas testemunhando as barbaridades que assistiram pessoalmente. Uma delas disse que portugueses estavam na fila de espera de um táxi, brasileiros furaram a fila e pegaram a veículo antes de todos. Os nativos reclamaram e os brasileiros fizeram gesto obsceno com os dedos. O taxista simplesmente parou o carro e pediu que os mal educados saltassem. Eles o fizeram e, a partir daí, se voltaram contra o motorista e o hostilizaram.
Dos inúmeros comentários disponíveis no post, existem várias outras reflexões sobre o que está acontecendo com aqueles que, cansados do Brasil, resolveram reconstruir suas vidas em outras terras no Velho Mundo.
Abaixo alguns comentários pinçados a esmo:
Tenho um colega que trabalha e mora em Portugal, ele está detestando os brasileiros irem pra lá. São péssimos empregadores, é verdade que tratam e pagam mal.

Portugueses começam a ficar incomodados com a enxurrada de brasileiros endinheirados que estão trocando nosso país pelo deles. Eles dizem que são pessoas que se acham melhores do que as outras apesar de terem baixíssima cultura e civilidade. “Gente sem classe”, disse uma senhora.
Moro na Flórida e os que chegam agora por aqui maioria com muito dinheiro e pouca empatia com os pobres. Coxinhas invadindo Tio Sam! Rs

Portugueses começam a ficar incomodados com a enxurrada de brasileiros endinheirados que estão trocando nosso país pelo deles. Eles dizem que são pessoas que se acham melhores do que as outras apesar de terem baixíssima cultura e civilidade. “Gente sem classe”, disse uma senhora.
Te garanto que nem todos são endinheirados. Conheço alguns. Sem Inglês, e sem o "VISA", jamais entrariam em Miami.
Portugal é mais fácil, eles pensam.
Vamos ver até quando!

Portugueses começam a ficar incomodados com a enxurrada de brasileiros endinheirados que estão trocando nosso país pelo deles. Eles dizem que são pessoas que se acham melhores do que as outras apesar de terem baixíssima cultura e civilidade. “Gente sem classe”, disse uma senhora.
Eu estou aqui, mas não sou endinheirada. Vim pra recomeçar do zero, pois aí não estava dando mais.
Agora o que esses "endinheirados" não sabem é que aqui o governo é socialista e não tem nada de errado em ser de esquerda por aqui. Cada um com sua liberdade de pensamento.

Tenho um colega que trabalha e mora em Portugal, ele está detestando os brasileiros irem pra lá. São péssimos empregadores, é verdade que tratam e pagam mal.
Trabalhei pra brasileiros fora do Brasil. Realmente muitos são péssimos patrões. Mas tem muitos empreendedores que são bons patrões. Porque segue a risca as leis dos países em queestão investindo. Tem muita gente boa lá fora. Como experiência que vi, os ruins não ficam 5 anos.
Espero que reflictamos o quanto alguns de nós não percebemos que estamos desconectados de um mundo onde o compartilhamento, a interactividade e o afecto entre os povos tornam-se importante como base para um entendimento entre os humanos. Estamos doentes e não percebemos nossos erros mais gritantes.
*
Agradecimentos a quem aqui trouxe este artigo: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/por-que-o-comportamento-predador-de-brasileiros-em-portugal-causa-indignacao-por-sidney-rezende/

* * *

É apenas um dos casos em que o terceiro-mundo na Europa causa profundo desagrado aos autóctones. Duvido que a opinião seja diferente no que toca a outras gentes oriundas do sul do planeta, nomeadamente as de África. Ou muito me engano ou a questão não é de fundo geográfico, climático, sequer sócio-económico - os paupérrimos imigrantes de leste têm em geral um comportamento bem diferente dos do Brasil e de África... - mas sim étnico-civilizacional... ou se calhar mesmo étnico, porque o Brasil, enfim, foi criado no seio da civilização europeia.



5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

epa o aumento de Brasileiros nos ultimos 2 meses foi enorme, mesmo enorme. Eu antes quase nunca via Brasileiros numa semana, agora sempre que saio à rua so vejo brasileiros. Estão por todo o lado. Ainda hoje 1 piloto Ryanair e 2 comissários de bordo, Empregados de bar, enfim é em todo o lado. O aumento é avassalador. E depois ja se começa a ver muitas encalhadas e encalhados tugas que antes nao tinham namorado namorada, e agora claro arrranjam brasileiros faceis que querem é casar com um tuga e que ele o sustente, o conforto economico, o conforto de ter um educado europeu em vez de um irresponsavel e desrespeitador brasileiro.
Falei com um brasileiro e até comentei o assunto com ele e ele disse que em Lisboa ouvia mais pessoas a falar brasileiro do que portugues. É ridiculo o aumento e como se deixa que aumente. Quem nos governa não quer mesmo saber de nada da nossa identidade, ate ficam contentes com a nossa possivel extinção.

18 de abril de 2018 às 23:49:00 WEST  
Anonymous Carlos said...

A questão é a seguinte: o Brasil é oficiosamente um país comunista. A esquerda domina a cultura no Brasil desde meados dos nos 70. Para a esquerda brasileira, educação, boas maneiras e alta cultura é uma maneira da burguesia oprimir a população.

Repetindo: para os comunistas brasileiros, educação e alta cultura É OPRESSÃO BURGUESA.

O presidiário Lula, ex-presidente do Brasil, canalha, ladrão, e corrupto sempre se orgulhou de nunca ter lido um livro na vida. E dizia que falar inglês "é coisa de fresco (efeminado)". É considerado pela esquerda brasileira um exemplo para a juventude.

Sim, brasileiros são mal educados. Não porque querem, mas porque os socialistas/comunistas destruíram a noção de educação e boas maneiras. Quem pode foge do Brasil, seja para onde for.

19 de abril de 2018 às 13:59:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Sao uma autentica praga estes gajos

19 de abril de 2018 às 22:27:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

É uma invasão, ou são repatriados, todos eles sem execução ou Portugal desaparece como estado-nação com uma identidade. Já não chegava os palops, india, paquistão, china.
A maioria dos brasileiros tem aquela mentalidade típica do terceiro mundo, do salve-se quem puder, além de serem misturados até ao tutano, traços de índio e de negrsos

22 de abril de 2018 às 19:45:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O problema dos brasileiros é muito mais grave do que se pensa, pois muitos deles são brancos ja misturados com sangue negro e muitos outros e "infiltram-se", passam despercebidos mais facilmente entre os brancos portugueses. Por vezes la se nota umas feições um pouco diferentes, mas passa despercebida a maioria, por vezes um olha e diz logo, este branco tem aspecto de brasuca sem o ouvir falar, por vezes é aquele branco com o cabelo meio carapinha ou labios grossos, etc..

Se na proxima ou daqui a 2 geraçoes, os nacionalistas ganhassem, seria facil expulsar mulatos e cabritos. Ja descendentes de brancos brasileiros seria dificil. E é assim que a raça se perde, quando entra mais e mais genes alienigenas para o grupo nativo.
Mesmo para turistas, se sao negros ou cabritos eles sabem que nao sao tugas, ja se temos muitos brancos brasileiros eles ficam a pensar que sao tugas. O problema é muito maior do que se pensa..

24 de abril de 2018 às 00:35:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home