quarta-feira, março 14, 2018

ESTUDO INDICA CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE PENSAMENTO AUTORITÁRIO DE DIREITA E GRAU DE REPULSA POR ODORES CORPORAIS

Segundo um estudo recente da Universidade Estocolmo e do Colégio Sueco para Estudos Avançados, as pessoas que têm mais repugnância por maus odores são mais propensas a partilharem ideologias autoritárias de Direita e que o apoio a Donald Trump para a presidência dos EUA é mais frequente em pessoas que têm mais esta repulsa por fedores.
A equipa que elaborou o estudo afirma ter encontrado dados que apoiam a ideia de que a sensação de nojo pode em parte sustentar a discriminação contra outros, o que está ligado à necessidade primitiva de evitar a contaminação com doenças devido ao contacto com indivíduos e ambientes não familiares. O dr. Jonas Olofsson, co-autor da pesquisa, afirma: «pensamos que o olfacto pode estar na raiz do sistema de detecção patogénica, por isso a repugnância pelo odor corporal pode constituir o modo mais primitivo e fundamental para detectar agentes patogénicos.» Diz por outro lado que «embora o nojo seja uma emoção muito primitiva garantidamente enraizada na nossa sobrevivência biológica, pode todavia ser alterado.»
Estudos anteriores indicaram já que os indivíduos politicamente mais conservadores exibem mais sensação de nojo diante de imagens repugnantes.
*
Fonte: https://www.theguardian.com/science/2018/feb/28/hate-body-odour-youre-more-likely-to-have-rightwing-views

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Acho que toda a gente que já tenha partilhado um elevador ou 1 balneario com certas criaturas sabe bem o cheiro terrivel que lhes é caracteristico e nem os perfumes e os desodorisantes conseguem disfarçar. Mas enfim são factos da vida real dos quais não se pode falar abertamente...não sei mesmo como é que as mudsharks aguentam.

14 de março de 2018 às 23:02:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home