terça-feira, fevereiro 13, 2018

PARENTÁLIA...

Reconstituição histórica de uma necrópole romana, da autoria de Ana Isabel Neves, para a exposição temporária no Museu de Odrinhas intitulada «DIIS MANIBVS - Rituais da Morte durante a Romanidade»

Dia 13 de Fevereiro é consagrado à celebração denominada Parentália.
Parentália é a veneração dos Manes, que são os antepassados mortos. 
Durava de 13 a 21 de Fevereiro, isto é, até à data da Ferália, ou até 22 de Fevereiro, data da Caristia.
Todos os dias deste período são para comemoração privada, excepto o último.
Nesta época do ano, os templos eram todos fechados, os magistrados não usavam as suas togas durante o seu ofício, e era considerado errado (nefas) fazer qualquer coisa que não fosse estritamente necessária: nenhum casamento se podia realizar, não se podia entrar em combate, nem alistar soldados, tal como não se podiam realizar Comitia, nem começar uma viagem.
Grupos de pessoas iam chorar aos túmulos localizados ao longo dos caminhos fora da cidade e realizavam os seus sacra privata ou ritos sagrados. De acordo com Ovídio (Fasti 2.535 – 540 seg.), os Manes apreciam mais a piedade religiosa do que os presentes caros. Assim, de modo a aplacar as almas dos mortos (placandis Manibus), cada um 
deve levar apenas uma caleira envolta em grinaldas votivas, um pouco de cereais, algumas gramas de sal, pão embebido em vinho, algumas violetas, tudo isto num pedaço de vaso que seria colocado ao pé das tumbas.
Neste período, os mortos andavam livre e inofensivamente à volta dos túmulos, para recolher as oferendas.
No primeiro dia da celebração, uma Vestal (presumivelmente, a do topo da hierarquia) realizava cerimónias em honra dos mortos, tal como está registado no calendário de Philocalus (Virgo Vestalis parentat).
Uma vez que Tarpeia, mulher que segundo a lenda traiu o Capitólio em proveito dos Sabinos, teria sido uma Vestal, eram oferecidas libações, anualmente, ao seu espírito, ao pé da sua tumba, no Capitólio (ler Dionysos de Halicarnassus, 2.40), razão pela qual se pensa que esta tentativa de acalmar o seu fantasma ocorresse durante a Parentália, mas isto é só especulação.