domingo, fevereiro 18, 2018

HOLANDA RECONHECE GENOCÍDIO DOS ARMÉNIOS NA TURQUIA

O Congresso da Holanda aprovou nesta semana duas resoluções que reconhecem o genocídio arménio de 1915.
A primeira das resoluções "reconhece o genocídio arménio" enquanto a segunda afirma que a Holanda irá participar no evento da sua comemoração, que irá acontecer na Arménia em Abril.
Em 1915, centenas de milhares de arménios, incluindo mulheres e crianças, foram assassinados pelo Império Otomano, país precursor da Turquia moderna. Segundo Ancara, o genocídio não foi premeditado. A Turquia segue justificando o crime sob o argumento de que os arménios eram um perigo porque lutavam ao lado da Rússia, nação inimiga na época. Diferentes estimativas colocam o número de vítimas entre 800 mil e 1,8 milhão.
As resoluções foram propostas pelo deputado Joel Voordewind. Todos os quatro partidos que fazem parte da coligação que governa a Holanda foram favoráveis.
"Não podemos negar a história por medo de sanções. O nosso país abriga a capital do direito internacional acima de tudo, por isso não devemos ter medo de fazer o certo aqui também", disse Voordewind.
A Turquia costuma criticar os países que reconhecem o genocídio arménio. De acordo com a emissora RTL Niews, Ancara organizou protestos na Alemanha após Berlim reconhecer oficialmente o incidente. 
Após o Papa Francisco reconhecer o genocídio arménio — classificando-o como o primeiro massacre de larga escala do século XX — a relação entre Turquia e Vaticano foi abalada.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/mundo/2018021710553572-holanda-reconhece-genocidio-armenio-turquia/

* * *

Até o islamófilo papa reconhece o genocídio, a elite par(a)lamentar tuga é que parece que ainda não, o que só envergonha Portugal. Quem diria que o regime abrilista, tão bate-no-peito da liberdade e dos direitos humanos!... haveria de silenciar-se estrategicamente num caso destes, tal como aliás já se silenciou ao obedecer ao regime totalitário comunista chinês quando Sócrates recusou receber o Dalai Lama...
E é Portugal um membro da União Europeia e da OTAN, certamente tem as costas devidamente quentes para poder atrever-se a respeitar os direitos das minorias étnicas, o que faria se não fosse...