domingo, janeiro 21, 2018

DIA MUNDIAL DA RELIGIÃO


O Dia Mundial da Religião celebra-se anualmente a 21 de Janeiro.
Religião é culto prestado a Divindade(s). Proveniente do Latim, a etimologia da palavra tem sido discutida ao longo dos tempos. Autores cristãos apropriaram-se dela, usurpando-a e dando-lhe o sentido de «re-ligação» ao Divino; bem antes deles, já Cícero explicava - na sua obra «De Natura Deorum» ou «Sobre a Natureza dos Deuses», de 45 a.c. - o termo «religio» como derivação de «relegere» ou «reler», porque a religião seria uma atenção rigorosa e repetitiva relativamente a todo o que se relacionasse com os Deuses. Para Cícero, a definição correcta de «religio» era a Cultus Deorum ou «prática correcta dos ritos em veneração das Divindades.»
Para o também pagão Macróbio, do século V d.c., «religião» viria de «relinquere» ou «deixar para trás», no sentido de pôr à parte algo que é sagrado. 

«(...) Como existe uma variedade considerável de religiões, o Dia Mundial da Religião surgiu em 1949 com o intuito de promover a união das religiões existentes no mundo, tentando levar ainda mais fé e esperança aos povos tão diferentes entre si mas na verdade tão semelhantes no sentimento religioso.
Neste Dia Mundial da Religião os líderes religiosos apelam ao diálogo inter-religioso e por todo o mundo se incentiva ao respeito pela religião alheia e ao objectivo final da paz entre os povos.

Maiores religiões do mundo
Cristianismo: 2.1 biliões
Islamismo: 1.5 biliões
Secular/Agnósticos/Ateus: 1.1 billiões
Hinduísmo: 900 milhões
Religião tradicional chinesa: 394 milhões
Budismo: 376 milhões
Indígenas: 300 milhões

Religiões em Portugal
As religiões em Portugal com mais seguidores são a Católica, a Evangélica e a Testemunhas de Jeová. Segundo o Censos de 2011 as crenças dos Portugueses dividem-se em:
Católicos: 79,5%
Sem religião: 14,2%
Protestantes/Evangélicos: 2,8%
Outros cristãos: 1,6%
Testemunhas de Jeová: 1,5%
Religiões não cristãs: 0,8%

*

Fonte https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-religiao/

* * *

Era bom que pudesse haver por toda a parte o óbvio respeito pela religião alheia, mas desde pelo menos a difusão e imposição de doutrinas universalistas abraâmicas - Cristianismo e Islão - que isso se tornou substancialmente mais difícil... Com efeito, no ano 382 d.c. o «partido» cristão, tomando conta de Roma, foi deitando abaixo todo os símbolos pagãos que encontrou, incluindo a estátua da Vitória no Senado; em reacção, o emérito Símaco declarou, discursando no Senado, «apenas peço paz para os Deuses dos nossos antepassados, os Deuses nativos de Roma. Está certo que aquilo que todos adoram seja considerado um só. Todos contemplamos as mesmas estrelas. Todos temos o mesmo céu. O mesmo firmamento nos abarca a todos. Que interessa qual a teoria erudita a que cada homem recorre para procurar a verdade? Não há apenas um caminho para nos conduzir a tão vasto segredo.»
Qual foi então a resposta do bispo Ambrósio, para convencer os imperadores cristianizados de que não deviam restaurar a estátua da Vitória? Foi esta: «Tu [Símaco] dizes que não há um só caminho para nos conduzir a um segredo tão vasto. Pela palavra de Deus conhecemos coisas que tu não conheces. Pela sabedoria e verdade de Deus temos certezas em matérias que tu exploras por conjecturas. Deus não quer ser adorado em pedras.»
Não há paz, muito menos possibilidade de igualdade, quando um dos lados se assume como dono exclusivo da verdade com obrigação moral de impor essa sua verdade aos outros. Só quem perceba que a unanimidade não é possível - porque nada no mundo humano é total ou absoluto - só quem perceba isto é que é susceptível de viver numa sociedade tolerante. Todas as pretensões de unanimidade, ou seja, todos os totalitarismos, mais não fazem do que conduzir à opressão e ao subsequente conflito. 
Felizmente que no Ocidente a corrente abraâmica começou a perder terreno a partir do final da Idade Média e a antiga Deusa Libertas acabou por restaurar-Se, sobretudo a partir da Revolução Francesa e do advento geral da Democracia no mundo ocidental e, a partir daí, no resto do planeta... É precisamente neste espírito de abertura e tolerância, herdado da antiguidade pagã, que se instaura o Dia Mundial da Religião. Efectivamente, a visão da Religião cada vez mais dominante no mundo ocidental é bem mais descendente da de Símaco que da de Ambrósio... pelo menos enquanto o Ocidente continuar a conduzir o mundo em termos ideológicos e culturais, bem entendido...
Num contexto de liberdade, voltam cada vez mais à tona os antigos cultos religiosos pagãos, ou seja, as práticas que originalmente receberam o nome de «religião», como se pode constatar no desenvolvimento e disseminação dos novos paganismos por toda a Europa, bem como em países onde a opressão totalitária abrandou, como na China ou no Quirguistão. 
Quanto ao fenómeno da Religião em si, que alguns dizem estar a perder terreno na Europa, pode bem vir a ser mundialmente dominante nas próximas décadas, dada a taxa de fertilidade das populações mais religiosas do planeta. Sucede que estas populações são na sua maioria praticantes de credos abraâmicos, mercê da imposições totalitárias que se deram ao longo dos séculos, o que poderá constituir um desafio ou, pelo menos, um alerta para quem queira salvaguardar a sua liberdade religiosa, nomeadamente no seu sentido propriamente étnico, bem conhecido no mundo antigo, no qual se considerava como natural o lema «Pro Aris et Focis» («De Natura Deorum», Cícero), literalmente, «Pelos Altares e pelos Lares», ou seja, pela Religião e pelo Sangue da Nação.


8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

https://g1.globo.com/mundo/noticia/marcha-das-mulheres-protesta-novamente-contra-trump-e-desigualdade-de-generos.ghtml

Que dizes disto?

21 de janeiro de 2018 às 16:07:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O que dizes disto, Caturo?

http://www.dailymail.co.uk/news/article-5293083/Jeremy-Corbyn-faces-race-row-rally-ticket-prices.html

21 de janeiro de 2018 às 17:27:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O que dizes disto, Caturo?

https://www.dn.pt/portugal/interior/atos-de-racismo-vao-levar-a-multas-ate-8400-euros-e-a-indemnizacoes-5695096.html

22 de janeiro de 2018 às 00:41:00 WET  
Blogger Caturo said...

A elite a apertar o cerco a ver se o povinho tem mais medo de ser «racista», que é para o povinho ficar quieto, para fazer menos passa-palavra e assim as forças «racistas» não alcançarem força suficiente para impedir uma imigração mais «à vontade», por assim dizer...
Felizmente que estamos na União Europeia e que o passa-palavra já corre há muito, e que já há cada vez mais gente em Portugal a abrir os olhos para o NOJO REVOLTANTE que a elite lhe está a querer impingir, bem como para a CENSURA de que se vale para o fazer.

22 de janeiro de 2018 às 21:38:00 WET  
Blogger Caturo said...

«https://g1.globo.com/mundo/noticia/marcha-das-mulheres-protesta-novamente-contra-trump-e-desigualdade-de-generos.ghtml»

Enquanto lá estiver o branco «racista», os feminismos orquestrados pela Esquerda roncam de grosso, já se sabe como é.

22 de janeiro de 2018 às 21:38:00 WET  
Blogger Caturo said...

«http://www.dailymail.co.uk/news/article-5293083/Jeremy-Corbyn-faces-race-row-rally-ticket-prices.html»

A natural evolução ideológica da mentalidade oicofóbica e xenófila - um corpo que cai, cai sempre, até bater no fundo. Esta gente enquanto viver vai sempre manifestar mais e mais sinais da doença que é por si representada.

22 de janeiro de 2018 às 21:41:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

E sobre o Jeremy Corbyn?

22 de janeiro de 2018 às 21:42:00 WET  
Blogger Caturo said...

Pelo que vejo, é um típico representante dessa mesma elite, só mais um entre muitos, com a diferença de que por agora lidera.

23 de janeiro de 2018 às 00:05:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home