quarta-feira, dezembro 13, 2017

RECORDAÇÃO DA BATALHA DE NIVE E SEU SIGNIFICADO

A Batalha do Nive (9 a 13 de Dezembro de 1813) foi travada no final da Guerra Peninsular. Os exércitos Anglo-Luso e Espanhol sob o comando de Arthur Wellesley, Marquês de Wellington, conhecido como «Duque da Vitória», derrotaram o exército francês do Marechal Nicolas Soult numa série de batalhas perto da cidade de Bayonne.
Excepcionalmente, para a maior parte da batalha, Wellington permaneceu com a Reserva delegando o comando aos mais experientes tenente-generais Rowland Hill e John Hope.
*
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_do_Nive

* * *

De acordo com a fonte acima, morreram mais soldados portugueses (409) do que britânicos (278) e espanhóis (5) juntos. Nesse mesmo ano, Wellington escreveu uma carta a lorde Liverpool em que se referia aos soldados portugueses como «galos de combate»: «Não obstante, os Portugueses serem agora os galos de combate do exército, creio que devemos os seus méritos mais ao cuidado que temos tido com os seus bolsos e barrigas, do que com a instrução que lhes demos.» 
(Fonte: http://www.cilt.pt/pt/publicacoes/detalhe/19)

Foi mais um episódio da queda dos imperialismos europeus. Com muito mais episódios destes, ou pela força das armas ou, mais civilizadamente, pelas urnas de voto, todos os impérios europeus acabam por soçobrar, até que um dia cada um dos Estados europeus corresponda a um só Povo: a cada Nação, o seu Estado; em cada Estado, uma só Nação.