sábado, novembro 18, 2017

CÃES GUARDAM MEMÓRIA SOBRE QUEM OS ENGANA...

Você já notou que alguns cães ficam cabisbaixos quando os seus donos os repreendem? Ou, que eles ficam muito alegres e saltitantes quando ouvem os seus donos que chegam e brincam com eles? Isto deve-se ao facto de que os cães sabem quando uma pessoa é má ou não.
De certa maneira, sabem se estão a ser bem aceites ou não, tanto por seres humanos, quanto por outros da mesma espécie. Alguns estudos revelaram que eles sabem sentir as emoções dos homens, seja uma cara feliz ou irritada, e que até mesmo eles próprios podem sentir ciúmes. Eles sentem também se uma pessoa é ou não confiável.
Akiko Takaoka, da Universidade de Kyoto no Japão, realizou experiências com cães da seguinte maneira: um rapaz apontou para uma vasilha cheia de comida que estava escondida; depois, apontou para uma vasilha vazia, que assim como a primeira, estava escondida; numa terceira vez, apontou novamente para aquela que estava com comida, e então, os cães não lhe responderam, quando ele indicou onde estava o alimento.
Trocaram de pessoa, e disseram-lhe que indicasse onde estava a comida, a mesma que tinha sido apontada pela última vez, só que com o rapaz anterior. Dessa vez, porém, os cães interessaram-se pelo local indicado e foram atrás desse último homem. Takaoka ficou impressionado. E o que se notou foi que os humanos podem perder a credibilidade dos cães. Portanto, nunca engane o seu cão, ele pode não mais confiar em si.
*
Fonte: https://onoticioso.com/ciencia-confirma-os-caes-podem-sentir-se-uma-pessoa-e-ma-ou-nao/?utm_source=fb_parceiro