quarta-feira, outubro 18, 2017

PARA PLANTAR ÁRVORES PELA FLORESTA PORTUGUESA

Começou hoje mais uma edição do Projecto “Uma Árvore pela Floresta”, desenvolvido pela Quercus e pelos CTT, com vista à plantação de árvores de espécies autóctones em terrenos de todo o país, incluindo nas áreas ardidas. Para que isso aconteça basta dirigir-se a uma loja dos CTT,  a partir de hoje e até 30 de Novembro, e oferecer uma árvore, que tem um custo de 3 euros, valor que reverte totalmente para o financiamento do projecto. E não existe qualquer limite ao número de árvores que podem ser apadrinhadas, pelo que pode plantar uma floresta inteira se assim o desejar.
No momento da compra será entregue um pequeno kit ao comprador, composto por uma árvore, uma azinheira em cartão reciclado, e um código. Esta “árvore” serve de lembrança e pode ser um presente. Já o código permite-lhe registar a árvore que a Quercus irá plantar até à Primavera de 2018, identificar a espécie, o local de plantação, e consultar a evolução do bosque onde foi instalada durante 5 anos, o que pode ser feito no site do projecto “Uma Árvore pela Floresta”.
Aliás, se não conseguir deslocar-se a uma loja dos CTT também pode comprar a sua árvores neste site, bem como na loja online dos correios.
As árvores serão depois plantadas em áreas classificadas do norte e centro de Portugal (Serra do Gerês, do Alvão, do Marão, de Montemuro, da Estrela e do Tejo Internacional). Este ano a área de intervenção foi ainda alargada para incluir também Castanheira de Pera, um dos concelhos mais afectados pelos incêndios de Julho. Entre as  28 espécies disponíveis, que fazem parte da flora original portuguesa, encontram-se o amieiro, medronheiro, bidoeiro, castanheiro, freixo, azevinho, loureiro, carvalho-negral e carvalho-alvarinho, o sobreiro, o lentisco ou o sabugueiro, entre outras.
O objectivo é  promover a criação de bosques autóctones, os quais oferecem uma maior resistência à propagação dos incêndios e são os que mais amenizam o clima, promovem a biodiversidade e protegem a nossa paisagem, a água e os solos. Vai já na sua quarta edição e até ao momento foram plantadas perto de 11 mil árvores. O projecto já venceu também o Green Project Awards 2015, na categoria Iniciativa de Mobilização e foi vencedor, em 2016, do prémio de Ambiente da PostEurop, uma organização afiliada das Nações Unidas, que reúne 52 operadores postais europeus.
*
Fonte: https://greensavers.sapo.pt/2017/07/ja-pode-plantar-uma-arvore-pela-floresta-portuguesa-basta-ir-aos-correios/