domingo, outubro 22, 2017

HOJE - REFERENDO PARA MAIOR AUTONOMIA DA LOMBARDIA E EM VÉNETO


Véneto - Mãe, olha, aquele país está a declarar independência!
 Itália - Não olhes para ele, Véneto. Não quero que sejas influenciado por...
Itália - Vénetoooo...
Veneto - É demasiado tarde, mãe, já vi tudo! Independênciaaa!

Em nome de uma maior autonomia do Governo central, as regiões italianas da Lombardia e Véneto, ambas no norte do país, realizam este domingo um referendo não vinculativo.
Como motores económicos de Itália, em termos práticos reclamam, essencialmente, maior autonomia fiscal.
A norte de Milão, a província de Monza e Brianza é território de pequenas e médias empresas inseridas numa das mais importantes áreas de produção no velho continente.
Na comuna de Canzo, já na província de Como, com cerca de cinco mil pessoas, as razões económicas pesam e muito quando se fala sobre o referendo.
A Trafilspec é uma empresa especializada na produção de componentes em aço para a indústria automóvel. Com quatro armazéns, uma centena de funcionários e um volume de negócios de 55 milhões de euros por ano, enfrenta, no entanto, alguns problemas no mercado.
“Infelizmente, em Itália, o preço da electricidade é em grande parte afectado por taxas e impostos especiais para o consumo. O meu concorrente alemão gasta menos de metade. Vou votar porque considero este referendo bastante importante. Na minha opinião, a autonomia permitirá não só a consciencialização mas também a conquista de maturidade por parte de outras regiões, que não a Lombardia e Veneto, sobre tomada de decisões em relação à forma como investir os recursos”, sublinha, em entrevista à Euronews, Fabrizio Ricco, CEO da Trafilspec.
Paola Cavadi, Euronews – Os que desejaram esta consulta popular, como o presidente da região, Roberto Maroni, do partido Liga Norte, esperam poder reter, um dia, no território pelo menos parte dos 54 mil milhões de euros que a Lombardia transfere para o Governo central sem receber em troca, como referem, qualquer serviço.
*
Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://pt.euronews.com/2017/10/20/referendo-na-lombardia-e-em-veneto-por-maior-autonomia

* * *

Por trás e acima das questões ou questiúnculas económicas ergue-se o vulto ancestral da Nação - de Nações que querem ser livres e estão há muito sob o jugo de quem lhes não pertence. Pode ver-se abaixo um mapa das línguas de Itália, que é, por isso mesmo, mais coisa menos coisa, um mapa das diferentes nacionalidades da Península Itálica:

Para ver melhor, aceder a esta página: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/ae/Linguistic_map_of_Italy.png

Repare-se bem na distância entre o Lombardo, o Véneto e o Italiano propriamente dito:
Lombardo: Indo-Europeu > Italiota > Romance > Romance Ocidental > Galo-Romance > Galo-Itálico > Lombardo
Véneto: Indo-Europeu > Italiota > Romance > Ítalo-Ocidental > Véneto
Italiano: Indo-Europeu > Italiota > Romance > Ítalo-Dalmácio > Toscano > Italiano.