terça-feira, setembro 19, 2017

ESPANHA ACUSA RÚSSIA DE AUXILIAR INDEPENDÊNCIA CATALÃ...

O portal de notícias espanhol El Confidencial acusou a Rússia de tentar "dividir a Espanha" e tentou demonstrar os laços entre Moscovo e a intenção da Catalunha de realizar o referendo sobre independência.
Os autores do artigo publicado por El Confidencial afirmam que Kremlin "há anos mexe na ferida da luta catalã pela independência", pois isso "faz parte da estratégia para enfraquecer a União Europeia". Segundo os jornalistas espanhóis, a Rússia age com ajuda do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, que "desde 9 de Setembro publicou dezenas de tuítes de apoio ao separatismo catalão".
O portal concluiu tudo isso com base numa reunião de Assange com o congressista norte-americano, Dana Rohrabacher, que por sua vez, na década de 1990, "conheceu Putin". Já em Abril de 2017, Rohrabacher encontrou-se com Carles Puigdemont, presidente regional da Catalunha.
Apesar disso, mesmo o autor do artigo reconhece não haver provas concretas "de que a Rússia está por trás do apoio de Assange à causa do separatismo catalão".
Os leitores do El Confidencial ridicularizaram o "jornalismo investigativo" do portal.
"Sério? Um adulto escreveu isto para outros adultos? O homem é uma criatura realmente surpreendente", escreveu um dos leitores nos comentários ao artigo.
"Primo do amigo da namorada do vizinho do Putin foi visto no supermercado na companhia do amigo de infância do motorista do Puigdemont. Que notícia!", ironizou outro leitor.
Um comentário classificou a matéria de "paranoia no estilo de Hillary [Clinton]".
O advogado e cientista político espanhol, David Romero Díaz, em entrevista à Sputnik Mundo, afirmou que o artigo do El Confidencial "foi somente mais uma gota no mar de despropósitos e notícias falsas, nas quais a Rússia e Vladimir Putin em especial são acusados de todos os males da Terra".
O especialista destacou que a Rússia não está relacionada de modo algum com o separatismo catalão. Também lembrou que "os separatistas catalães sempre receberam apoio do assim denominado bloco ocidental".
O jurista lembrou que o ex-primeiro-ministro da Letónia e actual vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, manifestou o seu apoio ao reconhecimento da independência da Catalunha. Segundo Díaz, existem também factos, que confirmam a participação do magnata norte-americano, George Soros, no actual conflito catalão.
Já o doutor de ciências políticas, José Luis Orella, declarou à Sputnik Mundo que se trata de mais uma tentativa de "desprestigiar a Rússia na arena internacional", um país que "goza actualmente de muitíssimas simpatias" entre os espanhóis.
"É uma forma de eliminar os apoios ou simpatias à Rússia, em um momento no qual o seu presidente goza de uma invejável admiração internacional", apontou o interlocutor da agência.
O especialista não excluiu a possibilidade de os EUA se aproveitarem das ânsias separatistas dos nacionalistas.
"Com a saída da Grã-Bretanha da UE, a França e a Alemanha ficam numa posição dominante. E a Espanha cobra agora um peso maior nos processos decisórios da Europa. Uma Espanha debilitada, entretanto, terá menos peso nesse sentido", alertou o professor.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/201709199390323-independencia-catalunha-imprensa-espanha-kremlin/

* * *

Como de costume, culpa-se os Russos pelos problemas internos... mas se for verdade que o Kremlin está a apoiar o separatismo catalão, parabéns à Rússia. Bom será que depois faça o mesmo em França - que, tal como a Espanha, tem várias nações dentro - e na Alemanha - idem. E, também, na própria Rússia, que também tem no seu seio várias nações não russas.


2 Comments:

Blogger João Nobre said...

A Rússia é o pode expiatório perfeito para todas ocasiões e situações. Já há muito que é assim no Ocidente e nada faz antever que alguma coisa mude enquanto as actuais elites continuarem firmemente instaladas no poder.

19 de setembro de 2017 às 22:44:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Sim a culpa é da Rússia,tudo é culpa da Rússia,até mesmo a seca que afecta o Alentejo tem a clara intervenção do Kremlin.Os Russos querem matar á sede a vaquinhas Alentejanas,malandros.

20 de setembro de 2017 às 00:11:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home