segunda-feira, agosto 14, 2017

SEIS MESES DE PRISÃO POR CHICOTEAR CÃO

O vídeo de 37 segundos é bem claro: no quintal de casa, José Ricardo, de 42, eleva o seu cão de raça jack russell pela patas traseiras e dá-lhe duas chicotadas. Depois, deixa o animal cair e dá-lhe um pontapé violento. Por este acto de crueldade contra o cão, o português, emigrado em França, vai passar os próximos seis meses na prisão. 
Há muito que os vizinhos ouviam os latidos de aflição de ‘Joker’, um cão de apenas dois anos, vindos do quintal de uma casa em Villeneuve-Saint-Georges, sul de Paris. Foi então que um vizinho decidiu filmar o que se passava, escondido. Um acto que levou a que o português fosse condenado na passada quinta-feira.
O vídeo foi entregue a uma associação de defesa de animais da zona, no início da semana passada, que depois apresentou queixa junto da polícia. Nesse mesmo dia, José Ricardo foi detido. Confrontado em tribunal por um juiz, José Ricardo – já com antecedentes criminais por tráfico de droga – disse apenas que estava a dar um correctivo em ‘Joker’. "Eu amo muito o meu cão. Nunca lhe bati por maldade", disse o arguido, que trabalha por contra própria como serralheiro. "Agarrar o cão pelas patas, bater-lhe com uma vara, e dar-lhe um pontapé como se fosse uma bola de futebol é um acto de crueldade", disse o procurador.
José Ricardo vai ficar ainda proibido de ter animais de estimação nos cinco anos seguintes à pena. Já ‘Joker’ foi entregue a uma nova família.
*
Fonte: http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/seis-meses-preso-por-chicotear-cao?ref=portugal_MaisVistas

* * *

Um bom sinal de evolução no quotidiano europeu - o caminho para a normalização da defesa intransigente dos animais no sentido de que deixem cada vez mais de ser vistos como objectos.