quarta-feira, agosto 09, 2017

PRAÇA DE TOIROS EM VIANA SERÁ REABILITADA PARA ACTIVIDADES NÃO TAUROMÁQUICAS

O executivo municipal aprovou, por unanimidade, a empreitada de reabilitação e refuncionalização da antiga Praça de Touros, no valor global de 3.5 milhões de euros. A estrutura vai agora acolher a futura Praça Viana onde serão instaladas as modalidades da Escola Desportiva de Viana.A estrutura da Praça de Touros e a sua forma circular (que outrora acolheu espectáculos taurinos) vai, em breve, acolher as instalações desportivas de apoio às diversas modalidades da Escola Desportiva de Viana.No piso térreo, serão colocadas áreas comerciais destinadas a comércio e serviços; recepção, secretaria e administração; balneários; salas de treino; campo de jogos; e área de ginástica. O primeiro piso terá uma bancada para 250 lugares, restaurante e bar e, no segundo piso, balneários, sala de esgrima, arrumos e ginásio.O objectivo principal deste edifício é também reforçar a interacção entre interior e exterior, numa perspectiva de captação de pessoas e utilizadores criando simultaneamente novas dinâmicas de utilização desta área.
*
Fonte: http://www.cm-viana-castelo.pt/pt/noticias/lancada-empreitada-da-futura-praca-viana

* *

A organização ANIMAL celebra a sua participação neste triunfo sobre a tauromaquia:
Recuamos até 2009 quando propusemos a "Moção Simbólica Cidade Anti-Touradas" ao Dr. Defensor Moura, ex. autarca de Viana do Castelo. A Moção foi aprovada e Viana passou a ser a primeira (e oficialmente a única) cidade declarada "Cidade Anti-Touradas". Foi uma medida de coragem do Dr. Defensor Moura, que abriu caminho para o que mais tarde sucedeu e que culmina nesta boa notícia.
É um orgulho para a ANIMAL ter feito parte da mudança.

Nota: Sendo a tauromaquia uma actividade que AINDA é legal em Portugal, as declarações são simbólicas. Ainda assim, significam muito pois podem querer dizer falta de apoio da autarquia, interdição de praças desmontáveis e publicidade em espaços públicos, etc.