quarta-feira, julho 26, 2017

PROSSEGUE O FORNECIMENTO DE ARMAS DOS EUA AOS CURDOS

No âmbito da operação em andamento para a libertação de Raqqa do Daesh, EUA enviaram 190 camiões de armamentos pesados e blindados às Forças Democráticas Sírias (FDS), cuja base é composta pelas tropas das Unidades de Protecção Popular curdas (YPG).
Um representante das FDS, com a condição do anonimato, comentou a situação para a Sputnik Turquia:
"Em função da operação para a libertação de Raqqa, os EUA enviaram-nos blindados e armamento pesado, a partir dos territórios do Curdistão iraquiano para Rojava [Curdistão sírio]. De lá [os armamentos] seguiam para Raqqa. No total, 190 camiões foram usados para realizar a entrega", disse o interlocutor da agência.
"Durante os últimos 10 dias, os EUA enviaram-nos armamentos e blindados praticamente todos os dias. Além de nos enviar armamentos, EUA também estão a enviar armas para bases que construíram nas áreas próximas das nossas posições. No total, em Rojava há 8 bases militares norte-americanas. Também há duas bases aéreas. Os fornecimentos militares estão a ser realizados com o objectivo de garantir a segurança dessas bases. Às vezes as entregas são realizadas por helicópteros", explicou o representante das FDS. 
Segundo ele, o armamento é muito bem vindo pelos Curdos. "Precisamos dessa ajuda dos EUA, pois estamos combatendo contra a organização terrorista mais perigosa do mundo, Daesh, que possui um arsenal de armas pesadas e blindados. Precisamos ter armas do mesmo tipo", concluiu. 
Ancara opõe-se categoricamente ao fornecimento de armas às YPG. Por outro lado, os EUA declararam ter informado a Turquia sobre a ajuda prestada às YPG e afirmam que após a operação em Raqqa as armas serão devolvidas.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/201707258953103-eua-caminhoes-armas-curdos-siria/