segunda-feira, julho 31, 2017

MOLDÁVIA QUER EXPULSAR RÚSSIA DA TRANSNÍSTRIA

A recente proibição da Roménia de abrir o seu espaço aéreo ao avião com o vice-primeiro-ministro russo tinha por objectivo expulsar totalmente a Rússia da Transnístria e da Moldávia, afirmou o Ministério das Relações Exteriores da Transnístria.
Conforme declarou um representante do ministério que preferiu não revelar o seu nome ao Rossiyskaya Gazeta, a proibição visa comprometer uma série de eventos festivos anteriormente acordados, que supunham a participação das forças de paz da Moldávia.
Além disso, a proibição mostra que a Moldávia, apoiada activamente por outros países, está a aumentar gradualmente a pressão sobre a Transnístria em todas as esferas, incluindo a instalação conjunta com a Ucrânia de postos fronteiriços na fronteira entre a Transnístria e a Ucrânia. Ao mesmo tempo, Chisinau recusa solucionar a situação através de negociações.
Segundo a fonte, o incidente com o avião de passageiros onde seguia o alto funcionário russo confirma que as autoridades de Chisinau têm intenções de cancelar a operação de manutenção de paz na região de Dniestre.
Esta situação negativa foi precedida por uma série de acções por parte das autoridades da Moldávia, viradas para desestabilizar o processo de manutenção de paz, sublinha o ministério da Transnístria. 
Nomeadamente, trata-se da decisão do Tribunal Constitucional da Moldávia de qualificar a acção das forças de paz russas como ilegal, assim como a recente expulsão de um grupo de diplomatas russos que também participaram da operação de manutenção de paz.
Estas medidas destrutivas afectam de modo extremamente negativo o ambiente de diálogo multilateral, ameaçando romper a estabilidade e provocar novas tensões. Para além disso, trata-se de um sério desafio e ameaça real para o equilíbrio de poder, que levou décadas a ser estabelecido, assegura a chancelaria da Transnístria.
Portanto, segundo a mesma fonte, os actuais processos demonstram que a Moldávia está a aplicar uma estratégia para fomentar o conflito na região, o que poderá levar a consequências graves e imprevisíveis.
O Ministério das Relações Exteriores da Roménia negou em 28 de Julho a entrada no seu espaço aéreo a um avião comercial que transportava, entre outros passageiros, o vice-primeiro-ministro da Rússia, Dmitry Rogozin.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/201707318995504-moldavia-quer-expulsar-russia-transnistria/

* * *

A Transnístria é etnicamente moldava e foi dada pela Ucrânia à União Soviética para aumentar o território da Bessarábia, tirado pelos Soviéticos aos Romenos no final da II Guerra Mundial.