quarta-feira, junho 28, 2017

SISTEMA DE MONITORIZAÇÃO DE RADIAÇÃO DA CENTRAL NUCLEAR DE CHERNOBYL FOI AFECTADO POR VÍRUS INFORMÁTICO

O vírus de resgate Petya, que vem sendo apontado como arma de um ataque cibernético que afectou vários órgãos da Europa nesta terça-feira, também seria um dos responsáveis pelos problemas causados em vários sistemas informáticos da Ucrânia, incluindo da usina nuclear de Chernobyl, segundo afirmaram autoridades locais.
Mais cedo, países como Rússia, Dinamarca, França, Espanha e Ucrânia relataram ter sido vítimas de ciber-ataques que têm como objectivo sequestrar informações de bancos de dados para, em seguida, só liberá-las mediante pagamentos online.
"Nove pagamentos foram feitos em bitcoin até agora associados ao Petya", afirmou a empresa de segurança cibernética Symantec.
Na Ucrânia, o incidente afectou principalmente sites do governo e empresas do sector financeiro. Mas, de acordo com representantes da usina nuclear de Chernobyl, citados pelo jornal Ukrainskaya Pravda, o sistema de monitorização de radiação da instalação também foi atingido, gerando preocupação. No entanto, eles garantiram que as estruturas em si não foram danificadas e, assim, não houve vazamentos. 
Especialistas ucranianos não demoraram para responsabilizar a Rússia pelo ocorrido, embora vários sistemas do país vizinho também tenham sido afectados. Além do Petya, também o vírus Cryptolocker teria sido utilizado nesses ataques. Ambos agem através da prática de ransomware, que codifica dados dos sistemas atacados, impedindo o acesso dos proprietários e usuários. 
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/201706278743817-ataque-cibernetico-chernobyl/