quarta-feira, junho 28, 2017

SANTA MARIA DA FEIRA FOI DECLARADO «MUNICÍPIO LIVRE DE TOURADAS»

A Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira aprovou por unanimidade, nesta segunda-feira 27 de Junho de 2017, uma moção que declara o concelho um “município livre de touradas”. (Lei a moção na íntegra)
No documento, assinala-se que “a tourada é um acto bárbaro e cruel” e que “a promoção do sofrimento animal como forma de entretenimento é inadmissível numa sociedade que se quer moderna e que queira pertencer ao séc. XXI”.
A moção refere também que ainda recentemente houve uma tentativa de realizar uma tourada na Lourosa. Nessa altura, foi o Bloco de Esquerda que alertou publicamente para o facto, tendo a tourada acabado por ser cancelada e duas manifestações, que entretanto tinham sido convocadas, foram desmarcadas.
No texto, aponta-se que o concelho “tem que ser firme e declarar-se município livre de touradas, para dar a mensagem clara que em Santa Maria da Feira não será permitida a realização de touradas ou de outros eventos que vivam e explorem a violência e o sofrimento animal”.
“Este é o momento de escolher a cultura contra a violência, o entretenimento contra o sofrimento. Por isso entendemos que a realização de espectáculos com animais que impliquem o seu sofrimento físico ou psíquico não pode ser alvo de apoio institucional, ou seja, que nenhum recurso ou apoio público pode contribuir para este tipo de práticas”, salienta, por fim, a moção.
*
Fonte: http://olharanimal.org/santa-maria-da-feira-em-portugal-declara-se-municipio-livre-de-touradas/

* * *

Mais progresso civilizacional num sentido especificamente europeu, o da salvaguarda do bem-estar dos mais vulneráveis.