segunda-feira, junho 19, 2017

PETIÇÕES A PROPÓSITO DO INCÊNDIO DE PEDRÓGÃO GRANDE

Foi lançada esta tarde uma petição para que sejam apuradas responsabilidades pelas vítimas mortais no fogo trágico de Pedrógão Grande. A iniciativa é assinada por Ana Cabral, jovem de 27 anos, que pretende que o movimento exerça a “pressão necessária para que se desenvolva de forma cuidada e com rigor uma investigação criminal”.
“É de máxima importância averiguar que órgãos e indivíduos devem ser contabilizados pelo elevado número de homicídios por negligência grave, e o que falhou para prevenir a que é já considerada como a maior tragédia de vidas humanas em incêndios florestais em Portugal, segundo as declarações do primeiro-ministro. Solicito assim que apoie esta Petição para que seja feita justiça e se previna tragédia de negligência semelhante no futuro próximo”, lê-se ainda na petição.
Em declarações ao i, Ana Cabral adiantou que é natural de Viana do Castelo, mas reside no Ribatejo. “Vi, no verão passado, os incêndios destruírem completamente as zonas que rodeavam o Soajo, onde estava na altura, e a fraca resposta por parte das autoridades, deixando todo o trabalho ao encargo dos bombeiros. Não se investe em meios aéreos devidos nem se investe na prevenção”, diz a autora da petição, disponível no site “Petição Pública”.
“Sei que Portugal é um país extremamente seco no Verão e parece que sofremos com uma tempestade de areia do norte de África ontem, mas parece-me que a protecção e o plano de acção falhou dada a quantidade elevada de vítimas mortais. Parece-me assim o acumular de inúmeras negligências, na prevenção, na verificação, no que toca à segurança e bem-estar dos Portugueses e receio que ninguém seja responsabilizado por tantas mortes”, diz ainda Ana Cabral. "No verão passado ocorreram incêndios no norte de Portugal que atravessaram estradas, e por segurança a circulação fora encerrada, não se verificou esse plano de acção desta vez".
*
Fonte: https://ionline.sapo.pt/568336 

* * *

Para assinar a petição, aceder a esta página: http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=fogopedrogaogrande17

Petição para ajudar Pedrógão Grande: 
https://ppl.com.pt/pt/causas/ajuda-pedrogao