sexta-feira, junho 09, 2017

PARTIDO DOS VERDES TAMBÉM QUER ACABAR COM CAÇA À RAPOSA

O Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) vai entregar esta segunda-feira na Assembleia da República um "pacote ambiental", composto por cinco projectos de lei e cinco projectos de resolução.
Entre as propostas, a que a agência Lusa teve acesso, está um projecto de lei que obriga a constar das facturas de consumo de água informação sobre o seu controlo de qualidade, assim como do tratamento de resíduos, além de recomendações ao Governo do PS para agir junto das autoridades espanholas face à exploração de urânio junto à fronteira e, também, em relação à gestão conjunta de cursos de água e albufeiras.
O projecto de lei do PEV sobre as facturas da água defende a comunicação, de forma simplificada e compreensível "sobre os resultados do controlo da água para consumo", bem como esclarecer o "resultado efectivo" do "empenho cívico e ambiental na separação de resíduos" por parte dos cidadãos, ou seja, sobre os níveis de reciclagem operada no seu sistema, ou, por exemplo, da quantidade de lixo que tem como destino final o aterro".
Outros dois projectos de lei dos ecologistas visam "reforçar as regras de protecção contra a exposição a campos electromagnéticos" das linhas de "muito alta tensão" e alargar "a abrangência das regras de rotulagem de alimentos geneticamente modificados" (OGM), nomeadamente os de origem animal.
"Carcinogéneo provável para o ser humano" - é esta a classificação que a Organização Mundial de Saúde, por intermédio da sua Agência Internacional para a Investigação sobre o Cancro, faz do glifosato, desde 2015, o pesticida mais usado em Portugal, tendo-se assistindo a uma tendência crescente do seu uso, nos últimos anos", lê-se noutra resolução com que "Os Verdes" apelam ao executivo socialista para "diligenciar a erradicação" daquele produto utilizado na agricultura.
Nas relações com Espanha, além da recente e contínua polémica sobre a central nuclear de Almaraz, o PEV alerta para os problemas inerentes à exploração de urânio a escassos 30 quilómetros da fronteira luso-espanhola, perto de Salamanca.
"Os Verdes" elaboraram também uma resolução para a revisão da Convenção de Albufeira, sugerindo "negociações com o Governo espanhol", "a garantia de um regime de caudais ecológicos nas bacias hidrográficas dos rios internacionais em causa e seus afluentes e que o processo fique sujeito "a prévia consulta pública" e concluído em 2018.
Outros dois projectos de lei incluídos no conjunto de iniciativas do PEV visam o estabelecimento de medidas de protecção aos carvalhos e outras espécies de árvores autóctones como o sobreiro e a azinheira, assim como a proibição da caça à raposa e ao saca-rabos.
(...)
*
Fonte: http://rr.sapo.pt/noticia/85436/os_verdes_avancam_com_pacote_ambiental_no_parlamento

* * *

Todas as medidas são boas - resta saber, já agora, se o PEV tem algo a dizer contra a crueldade dos talhos halal e kosher ou se, em vez disso, faz como o PAN e nada diz sobre esse assunto...

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

https://br.sputniknews.com/europa/201706098607255-catalunha-referendo-unilateral-independencia/

9 de junho de 2017 às 12:15:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home