sexta-feira, junho 30, 2017

ITÁLIA DIZ QUE VAI FECHAR PORTOS A BARCOS COM IMIGRANTES

"Não podemos continuar assim", afirmou hoje à AFP a fonte próxima do executivo italiano, poucas horas depois de a imprensa transalpina ter dado conta da ameaça.
Segundo a imprensa italiana, o representante italiano junto da União Europeia, Maurizio Massari, reuniu-se em Bruxelas com o comissário europeu encarregada da Imigração, Dimitri Avramopoulos, e entregou-lhe uma carta na qual a Itália considera que, na sequência da chegada maciça de migrantes nos últimos dias, "a situação atingiu os limites do suportável".
Entre domingo e terça-feira foram socorridos mais de 10.200 migrantes ao largo da Líbia, dos quais 5.000 só na segunda-feira, 3.300 no domingo e 1.900 na terça-feira.
A guarda-costeira italiana está a coordenar as operações de salvamento no Mediterrâneo, que envolvem numerosos barcos estrangeiros, muitos deles fretados pelas Organizações Não Governamentais.
Todos os migrantes resgatados são transportados para os portos italianos e posteriormente distribuídos pelos centros de acolhimento, quase todos lotados.
"Se estes números continuam, a situação vai tornar-se ingovernável, mesmo para um país grande e aberto como o nosso", declarou o presidente italiano, Sergio Mattarella, em Otava, Canadá.
A Itália tem vindo a pedir solidariedade por parte dos parceiros europeus na gestão da crise migratória, intensificada com um aumento das chegadas de migrantes da Líbia.
Segundo o Ministério da Administração Interna italiano, mais de 73.300 migrantes chegaram a território italiano desde o início do ano, um acréscimo de 14% face ao mesmo período de 2016.
De acordo com o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (HCR), pelo menos 2.005 pessoas morreram ou desapareceram ao tentar atravessar o Mediterrâneo desde o início do ano.
*
Fonte: http://www.tsf.pt/internacional/interior/italia-ameaca-fechar-portos-a-barcos-estrangeiros-com-migrantes-a-bordo-8598698.html

* * *

Finalmente começa a haver políticos da Europa Ocidental a dizer alguma coisa de substancial contra a iminvasão. A Democracia tem destas coisas - tarde ou cedo, o descontentamento popular acaba por obrigar a classe política a actuar de acordo com a vontade popular, ainda que muito parcialmente...