sexta-feira, junho 23, 2017

ESCOLAS DA TURQUIA VÃO DEIXAR DE ENSINAR A TEORIA DA EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES

As escolas na Turquia vão deixar de ensinar a partir de 2018 a teoria da evolução das espécies de Charles Darwin, matéria que, segundo afirmou hoje o governo turco, é discutível, controversa e muito complicada para os estudantes.
A decisão do governo de Ancara foi hoje anunciada por um representante do Ministério da Educação turco, Alpaslan Durmus.
"Acreditamos que esses assuntos estão além da compreensão [dos alunos]", disse Alpaslan Durmus, que preside o conselho de educação, num vídeo publicado no 'site' do ministério turco.
"Existem questões controversas sobre as quais os alunos não dominam o contexto científico para as entender", acrescentou o responsável.
Esta decisão do governo de Ancara representa que a teoria da evolução das espécies do reconhecido naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882) deixa de constar no currículo escolar obrigatório das escolas turcas, segundo indicou o diário turco Hurriyet.
Alpaslan Durmus acrescentou que esta decisão tem o apoio do Presidente turco, o islâmico-conservador Recep Tayyip Erdogan.
Esta decisão vem ao encontro de uma proposta de lei apresentada em fevereiro passado pelo vice-primeiro-ministro turco, Numan Kurtulmus. Na altura, o representante qualificou a teoria de Charles Darwin como "cientificamente ultrapassada e pervertida".
"Nenhuma regra diz que se deve ensinar esta teoria", declarou então Numan Kurtulmus, professor de Economia na Universidade de Istambul e membro do partido islâmico de Erdogan, o Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), que governa a Turquia desde 2002.
Esta proposta provocou na altura os protestos da oposição laica turca, que pediu à liderança do AKP para "perder o medo do macaco".
Académicos das melhores universidades da Turquia também criticaram a iniciativa recordando que a Arábia Saudita, país conhecido pela sua interpretação ultra-conservadora do Islão, era o único Estado no mundo que tinha excluído a teoria da evolução do currículo escolar.
*
Fonte: http://www.dn.pt/lusa/interior/escolas-na-turquia-vao-deixar-de-ensinar-a-teoria-da-evolucao-das-especies-8586762.html

* * *

E era isto, este país a ficar cada vez mais parecido com a Arábia Saudita, que toda a elite par(a)lamentar tuga queria à força toda enfiar pela Europa adentro... Em Portugal, só o PNR se opôs sempre a tal desígnio.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pelo menos agora a máscara caiu e essa Turquia de Erdogan não esconde mais que eles odeiam a Europa. Espero que continue assim.

Logo terão que tirar a Turquia de vários eventos europeus com a Eurocopa, e outros em que esse país de merda queria se infiltrar para poder colocar os seus turcos Europa adentro.

24 de junho de 2017 às 06:09:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home