terça-feira, maio 30, 2017

MILHARES DE ASSINATURAS LEVAM À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA UMA PETIÇÃO PELA PROIBIÇÃO DA CAÇA À RAPOSA

Vai ser discutida na Assembleia da República uma petição pelo fim da caça à raposa. A iniciativa é do Movimento pela Abolição da Caça à Raposa e colheu o apoio de mais de nove mil signatários.
A petição será entregue no Parlamento na próxima quinta-feira pelas 14 horas. “Estamos no século XXI e parece-nos indicado pedir ao legislador que repense a forma como esta actividade está legislada. Vários outros países estão a avançar no sentido de restringir a caça e o caminho natural será que no futuro esta seja totalmente abolida”, reivindicam os signatários.
Na iniciativa publicada no site Petição Pública, é expressa “preocupação com a normalização de uma actividade que, ao contrário do que muitas vezes é defendido, não pretende proteger espécie alguma, mas sim dizimá-la” e é pedido “que o legislador avance mais um pouco para controlar um flagelo que acontece com animais cuja protecção também é da sua responsabilidade”.
Em comunicado enviado às redacções, o Movimento pela Abolição da Caça à Raposa explica que “pelo menos 142.480 raposas foram mortas entre 2005 e 2015” e que “entre 15 a 20 batidas foram organizadas durante os meses de Janeiro e Fevereiro, precisamente durante a época de acasalamento, em que as raposas são mais susceptíveis de caçar”.
Não há bases científicas que suportem e demonstrem um excesso populacional de raposas”, asseguram os responsáveis pelo movimento, convictos de que a caça à espécie “trata-se de uma prática cruel e bárbara” e “contrária aos esforços de educação ambiental actuais”.
No site do Parlamento português é explicado que qualquer petição subscrita por um mínimo de mil cidadãos é, obrigatoriamente, publicada no Diário da Assembleia da República e, se for subscrita por mais de 4.000 cidadãos, é apreciada em Plenário da Assembleia.
*
Fonte: https://www.noticiasaominuto.com/politica/795051/mais-de-9-mil-assinaram-peticao-parlamento-debatera-fim-da-caca-a-raposa