terça-feira, dezembro 27, 2016

PRESIDENTE ROMENO REJEITA MUÇULMANA COMO PRIMEIRA-MINISTRA DA ROMÉNIA

O presidente da Roménia rejeitou, esta terça-feira, a indigitação de Sevil Shhaideh, para primeira-ministra.
A candidata da coligação governamental do Partido Social Democrata (PSD), e da Aliança dos Liberais e Democratas (ALDE), teria sido a primeira mulher e a primeira muçulmana a liderar o Governo do país.
Sem apresentar justificações para rejeitar o nome de Shhaideh, Klaus Iohannis afirmou, numa declaração à televisão romena, que ponderou “com cuidado os argumentos a favor e contra” e decidiu “não aceitar esta proposta.” Pede, por isso, “à coligação PSD-ALDE para apresentar outra nomeação.”
Sevil Shhaideh pertence à pequena comunidade turca do país, é casada com um empresário de origem síria, e foi ministra do Desenvolvimento Regional durante seis meses.
Shhaideh é, ainda, amiga pessoal de Liviu Dragnea, o líder do PSD, o partido mais votado nas legislativas de 11 de Dezembro.
Dragnea está impedido de liderar o Executivo uma vez que está a cumprir uma pena suspensa de dois anos por envolvimento num caso de fraude eleitoral em 2012, relacionado com um referendo contra o antigo presidente, Traian Basescu.
*
Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://pt.euronews.com/2016/12/27/romenia-presidente-rejeita-indigitacao-de-muculmana-para-primeira-ministra   -   Página com vídeo incorporado   -   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)