terça-feira, novembro 29, 2016

CANDIDATO PRESIDENCIAL NACIONALISTA DA ÁUSTRIA PROPÕE ALIANÇA DE PAÍSES DIANTE DO PODERIO FRANCÊS E ALEMÃO

Na Áustria, o candidato presidencial nacionalista, Norbert Hofer, propõe a criação na União Europeia (UE) de um contra-peso europeu ao poderio da França e da Alemanha. Hofer afirma que muitos países da Europa Central partilham cultura e História por terem feito parte do Império Austro-Húngaro e que por isso estão relativamente próximos entre si: Hungria, República Checa, Roménia, Sérvia, Eslovénia, Croácia.
O seu partido, Partido da Liberdade da Áustria (PFO, no acrónimo em Alemão), tem no seu manifesto a referência à defesa de uma «Europa diversa» de «nações historicamente desenvolvidas e de grupos étnicos indígenas», contra o «multiculturalismo forçado, a globalização e a imigração em massa».
O FPO não apela a que o seu país saia da UE, diz apenas que deve haver um referendo nacional sobre isso caso a UE se torne mais centralizadora e portanto mais opressiva. 
*
Fonte: https://sputniknews.com/europe/201611261047864909-hofer-austria-eu/

* * *

Uma união de pequenos Estados no seio da União Europeia pode fazer frente aos colossos alemão e francês. E esta é a melhor alternativa para os Nacionalistas que contestam o poder da UE. Parece bom sinal que uma das forças nacionalistas mais pujantes da Europa, o FPO, esteja já a propor esta senda, ainda que na sua proposta haja a sombra longínqua de um império, o austro-húngaro. No caso português, uma aliança com outros pequenos países constituiria uma boa alternativa, ou ainda uma aliança latina: Portugal, Espanha, Itália, Roménia e França, desde que esta última não tratasse os outros países latinos como vassalos. Possibilidades não faltam.