sexta-feira, julho 29, 2016

PSICÓLOGO POLITICAMENTE CORRECTO ACUSADO DE RACISMO POR DIZER O QUE PENSA DOS CIGANOS...



https://www.youtube.com/watch?v=ir6T_xGf6Bo

O psicólogo Quintino Aires fez generalizações na TVI sobre os cidadãos de etnia cigana que estão a gerar grande indignação. Catorze associações pedem ao canal que assuma uma posição e exigem à Ordem dos Psicólogos, à Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial e à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) que actuem. Tudo aconteceu na quarta-feira de manhã no programa de entretenimento “Você na TV”, apresentado por Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha. No decurso da habitual "Crónica criminal", comentavam uma notícia sobre um grupo que terá danificado um quartel e agredido bombeiros. “A etnia cigana não está integrada em Portugal”, afirmou Quintino Aires. “A etnia cigana não respeita as normas do país onde vive. Invadem as escolas, invadem os hospitais. Não respeitam regra absolutamente nenhuma.” Manuel Luís Goucha chamou a atenção do comentador: “É importante não generalizar. Há muitos elementos de etnia cigana que estão integradíssimos, até são licenciados, são presidentes de câmara.” E ele contestou: “Raríssimos. Não, não. A maioria trafica droga e não trabalha. Diga-me a lista dos trabalhos dos ciganos.”
Goucha ainda advertiu: “Acho esse discurso muito perigoso.” E Quintino persistiu: “Não é  perigoso. O perigoso é nós não resolvermos o problema, porque estamos aqui com falinhas mansas a enfrentar as situações.” Goucha tornou: “Não, é que há elementos maus em todas as comunidades.” E Quintino interrompeu-o: “Sim, mas maioritariamente nos ciganos.”
Por momentos, parecia que o discurso de Quintino estava a mudar: “Temos grandes trabalhadores. Temos o Ricardo Quaresma, que gostava de trabalhar.” Goucha entusiasmou-se: “Olhe, belo exemplo.” Só que o psicólogo retomou: “Não é porque meia dúzia trabalha que vamos ter generalização. Chegam à Segurança Social, querem subsídios para todos e ainda batem nas pessoas se não estão lá. Querem a escola, querem a escola à maneira deles. Chegam aos hospitais, invadem, não respeitam as regras.”
Num instante, Manuel Luís Goucha tornou-se numa espécie de herói dos cidadãos de etnia cigana e dos que defendem os seus direitos. E uma petição pública a reclamar o afastamento do comentador juntou já mais de 700 assinaturas. “Quintino Aires proferiu declarações ultrajantes e mentirosas baseadas somente no seu preconceito e ódio”, lê-se. Procurando afastar o argumento da liberdade de expressão, lembra que “racismo não é opinião, é um crime”.
Ao final do dia desta sexta-feira, 14 associações e três eleitos pelas associações ciganas para o Grupo Consultivo para a Integração das Comunidades Ciganas subscreveram um comunicado a dizer que as declarações de Quintino “são inadmissíveis, porquanto reproduzem preconceitos e estereótipos e promovem posições racistas” e que “não aceitam que o espaço mediático possa ser utilizado como veículo de propagação de discursos de ódio”. Solicitam, então, à TVI que tome uma posição pública e à Ordem dos Psicólogos, à Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial e à ERC que actuem.
O PÚBLICO tentou contactar Quintino Aires por telefone, através do seu instituto, e por e-mail, mas até agora não conseguiu obter uma reacção.
*

Fonte: https://www.publico.pt/sociedade/noticia/14-associacoes-acusam-comentador-da-tvi-de-promover-racismo-1739831


* * *

Faço notar que este psicólogo, Quintino Aires, está em geral perfeitamente alinhado com o pensamento da Esquerda típica anti-racista, já o ouvi a dizer anti-racistices do mais rasca. Desta vez resolveu dizer o que pensava dos Ciganos. Não incitou a coisa nenhuma nem disse mentira alguma. Mas os clérigos e diáconos da Santa Madre Igreja Anti-Racista e Multiculturalista dos Últimos Dias do Ocidente estavam evidentemente à coca, como estão sempre, e agora querem crucificá-lo com o dogma de que a liberdade de expressão de Q. Aires não se deve chamar «liberdade de expressão» mas sim «racismo» e acabou, muda-se-lhe o rótulo que é para se poder castigá-lo, e tudo isto, note-se, mas note-se bem notado, sem que haja qualquer justificação de carácter lógico para assegurar que o que Q. Aires fez foi criminoso. Está-se pois num regime em que o credo dogmático é o Anti-Racismo e acabou, não há mais conversa - viola-se portanto um dos fundamentos da Democracia, que é a liberdade de expressão, mas finge-se que não se faz isso porque se garante - como quem diz «é assim porque está na Bíblia!!!!!» (que cá a gente escreveu...) - que expressar conceitos negativos sobre outra raça não pode ser porque não pode...
Enquanto isso o povo vai dizendo o que pensa - e as forças nacionalistas vão conquistando a simpatia popular, mesmo nas fuças do anti-racistame, um pouco como, lendariamente, Robin dos Bosques fazia diante do xerife de Nottingham... 

Saliento entretanto a parte do vídeo acima em que um dos interlocutores diz que os ciganos se portam mal nas filas de espera porque «andam muito nervosos» porque «não conseguem sustentar os filhos». É muito valioso ver como o público adere muito mais ao que diz Q. Ares do que ao que diz Goucha e o outro gajo e até se riem quando este último desculpabiliza os ciganos por andarem «nervosos» - e esta justificação do «andam muito nervosos» fica já para a Antologia dos Melhores Momentos do Descaramento Antirra...

Já agora, ao contrário do que dizem todos os gajos que falam acima, os Ciganos não são portugueses. Não se trata de serem piores, melhores ou iguais - trata-se de não serem portugueses, do mesmo modo que um Costa não é um Silva só porque nasce numa casa dos Silvas.


2 Comments:

Anonymous Arauto said...

A propósito de ciganos, Caturo, o que me dizes disto?

http://www.jn.pt/justica/interior/tiroteio-em-guimaraes-com-pelo-menos-um-baleado-5315785.html

https://scontent.flis2-1.fna.fbcdn.net/t31.0-8/13913623_1289933204364994_155345988968178052_o.jpg

1 de agosto de 2016 às 19:40:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Ai que bonito, pelo sim pelo não o melhor é nada dizermos dos Ciganos, corremos o risco de um dia sermos salvos por um deles e depois ficamos sem moral nenhuma pelas colhonésimas vezes em que tivemos razão quando criticámos a sua postura...

1 de agosto de 2016 às 20:19:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home