quarta-feira, julho 27, 2016

ESCÓCIA ESTUDA EVENTUAL SAÍDA DO REINO UNIDO PARA PODER CONTINUAR NA UNIÃO EUROPEIA

A Escócia planeia iniciar preparativos para uma possível saída do Reino Unido, se os seus interesses não forem considerados no âmbito do Brexit, declarou nesta segunda-feira a primeira-ministra do país, Nicola Sturgeon.
"Se percebermos que os nossos interesses não podem ser considerados no âmbito da Grã-Bretanha, a independência deverá ser uma das opções, por direito, a ser avaliada pela Escócia", citou as palavras da política a agência Reuters. 
Sturgeon adicionou que a Escócia iniciará preparativos para que esta opção permaneça disponível, em caso de necessidade. 
Este mês, Sturgeon declarou que, em 2017, a Escócia poderá realizar um segundo referendo sobre independência, se a Grã-Bretanha não levar em consideração a posição contrária do país quanto à saída do Reino Unido da UE. Também disse que a Escócia tem o direito de permanecer, ao mesmo tempo, tanto no Reino Unido, quanto na UE.
Num referendo, realizado em 2014, a Escócia optou por permanecer na Grã-Bretanha. Após o recente referendo britânico, que definiu o Brexit, o Reino Unido, segundo as palavras de Sturgeon, "deixou de ser o país, no qual os escoceses escolheram permanecer".
*
Fonte: http://br.sputniknews.com/mundo/20160725/5817746/Escocia-estuda-sair-Gra-Bretanha-Brexit.html

* * *

A União Europeia pode pois ser mais útil ao Nacionalismo do que muitos agora supõem. De um modo ou doutro, permite pelo menos desalojar o poder das actuais elites, ou por meio de uma parte dessa elite, combater a outra - tendo como ponto firme e verdadeiramente valioso apenas um, o bem da Estirpe (Nação, Etnia, Raça, consoante os casos).