segunda-feira, junho 27, 2016

CIDADE BÚLGARA PROÍBE O VÉU ISLÂMICO

Na Bulgária, as autoridades da cidade de Pazardzhik proibiram o uso do véu integral islâmico em público, medida que segundo o governo local impedirá a acumulação de tensão entre as comunidades e aumentará a segurança. A proibição, introduzida na semana passada, colide frontalmente com a actual disseminação desta veste muçulmana no seio das minorias étnicas. Aqui, uma parte da minoria cigana é muçulmana e as suas mulheres começaram a usar o véu integral nos anos mais recentes, o que alertou os Nacionalistas. O presidente da câmara local, Todor Popov, declarou à rádio nacional o seguinte: «Estou cansado de ouvir dizer que Pazardzhik é a cidade das burcas. Queremos dizer em voz alta que não o somos, somos uma cidade de gente responsável.»
Os muçulmanos representam cerca de doze dos 7.2 milhões de habitantes da Bulgária; a maior parte dos seguidores de Mafoma neste país é constituída por turcos que aí vivem há séculos e que há muito tinham deixado de usar o véu islâmico. 
*
Fonte: http://www.alertadigital.com/2016/06/17/la-izquierda-como-no-rechaza-la-medida-un-partido-identitario-bulgaro-prohibe-el-velo-islamico-en-la-ciudad-de-pazardzh/

* * *

Parece pois que a imigração maciça oriunda do mundo islâmico está a fortalecer a presença do Islão em solo búlgaro...