sexta-feira, abril 29, 2016

SOBRE O CASO DE UMA REPÓRTER DESPEDIDA POR DENUNCIAR MANIGÂNCIAS NA PRIVATIZAÇÃO ESCANDALOSA DO ENSINO

Em 2013 a conhecida repórter Ana Leal foi a autora de uma reportagem que passou no canal televisivo português TVI, onde mostrou publicamente como os nossos governantes estão a esbanjar o “dinheiro público” financiando o ensino privado, enquanto faltavam verbas para as escolas públicas, que notoriamente põe em causa a necessária qualidade de ensino baseada na igualdade e dignidade para todos os portugueses.
Em resultado dessa reportagem ela perdeu o emprego, pois foi “convidada a sair” da estação de televisão de imediato, e ninguém ouviu mais falar do assunto. Foi tudo abafado, como já vem sendo costume no nosso país.
Será que vamos ter de andar sempre com um “açaime”? Será que quem levanta a voz e dá a cara e expondo os podres do sistema, para que todos nós saibamos o que se passa lá dentro, tem de sofrer represálias sozinha, quando divulgou algo do interesse de “quase” todos os portugueses? Até quando vamos permitir que nos silenciem?
Isto é revoltante e merece ser partilhado para que seja conhecida mais uma situação de injustiça no nosso país!
Podem ver aqui reportagem em causa:


"Um dos maiores grupos de escolas privadas do país recebeu, só este ano, cerca de 25 milhões de euros de financiamento do Estado.
Este é o pagamento por manter colégios onde alegadamente não existe capacidade do ensino público, mas o Repórter TVI demonstrou que não é claro que seja assim.
A jornalista Ana Leal encontrou escolas públicas subaproveitadas, com salas vazias, à espera de alunos que foram transferidos para os colégios privados pertencentes ao grupo GPS, que envolve ainda vários ex-governantes de diversos partidos políticos.
«Dinheiros públicos, vícios privados» é uma grande reportagem de Ana Leal, com imagem de Gonçalo Prego e edição de Miguel Freitas."

https://www.youtube.com/watch?v=_9vgmMwLXkU

*

Fonte: http://www.lusopt.com/portugal/2450-reporter-forcada-a-demitir-se-da-tvi-por-ter-dito-algumas-verdades-sobre-o-governo

* * *

E tudo isto se faz também sob o efeito de ameaça, como se pode ouvir no vídeo acima. É assim, a privatagem, torna-se cada vez mais necessário estar de olho nesta gente. Como disse alguém, o preço da liberdade é a eterna vigilância. 

1 Comments:

Anonymous João Rodrigues said...

«Em resultado dessa reportagem ela perdeu o emprego, pois foi "convidada a sair" da estação de televisão de imediato»

Parece-me que isso é falso. Ela continua a aparecer na página da equipa da TVI e tem feito muitas reportagens para a TVI após a reportagem de 2013 mencionada acima.

Talvez a origem dessa informação falsa seja o caso SIRESP, que não tem nada que ver com a reportagem sobre o ensino privado e que foi resolvido.

Conforme diz um comentário no fim do link da notícia: «Ana Leal é uma jornalista muito apreciada na TVI. Não se demitiu nem a estação a despediu. Continua ao serviço e esta notícia já é muito antiga. Não sei porque teimam em publicar.»

29 de abril de 2016 às 20:09:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home