quarta-feira, março 30, 2016

CELEBRAÇÃO PAGÃ DO ANO NOVO NA ARMÉNIA


https://www.youtube.com/watch?v=NOqKV7Gc3iM

A cerimónia da qual se podem ver algumas imagens no vídeo acima celebram o Ano Novo na tradição religiosa nacional da Arménia, pagã, pré-cristã, de origem indo-europeia. O seu parentesco étnico mais próximo no seio da família indo-europeia é com o Irão, daí que as principais Divindades arménias sejam praticamente as mesmas que as dos Iranianos. Também na religião tradicional iraniana o começo do ano é em Março - como era também na religião tradicional latina arcaica. Aliás, o ano romano original só tinha dez meses e começava em Março, daí que o nome do último mês do ano, Dezembro, tenha raiz na palavra «dez».
Nesta ocasião, do Ano Novo e do Início da Primavera, celebra-se o nascimento de Vahagn, Deus do Fogo, do Poder e da Guerra, equivalente em parte aos clássicos Vulcano e Hércules.
A restauração pagã na Arménia, o Hetanismo, começou na primeira metade do século XX num contexto de resistência nacionalista ao ocupante soviético e veio a ser promovido por políticos de primeira ordem, incluindo um primeiro-ministro.