segunda-feira, fevereiro 29, 2016

«NÃO PASSARÃO»




Consta que «Não Passarão» foi dito pela primeira vez nas trincheiras francesas da I Guerra Mundial, mas a versão mais conhecida é espanhola e anti-franquista, mais genericamente anti-fascista - embora fosse mais concretamente contra a entrada dos soldados mouros ao serviço de Franco:


Los moros que trajo Franco
en Madrid quieren entrar.
Mientras queden milicianos
los moros no pasarán.

¡No pasarán! ¡No pasarán!

https://www.youtube.com/watch?v=3CyBsl7CnKg


Os que mais usualmente defendem a postura anti-fascista são todavia os que agora querem enfiar mais um «exército» mouro pela Europa adentro. Já é preciso repetir o mesmo slogan mas com a letra, literal, dos Republicanos de 1936 e com o sucesso da I Guerra Mundial.


2 Comments:

Blogger Afonso de Portugal said...

Isto só mostra como as prioridades dos políticos, tanto à esquerda como à direita, mudam consoante as circunstâncias... é por isso que o cidadão comum tem de manter o pés bem assentes na terra e separar as pessoas das ideologias, se não quiser acabar por ser manipulado.

1 de março de 2016 às 00:01:00 WET  
Blogger Caturo said...

Exactamente. Quem diz os pés bem assentes na terra diz as mãos bem assentes nas veias, porque ao fim ao cabo é do Sangue que se trata. A grande referência em política saudável é esta: o Nós em primeiro lugar, a Grei, a Estirpe. Nada mais é garantido, tudo o mais deve ser visto em cada caso, podendo num dado momento ser útil e noutro ser inútil ou até prejudicial ao que realmente interessa.

1 de março de 2016 às 12:14:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home