sábado, janeiro 30, 2016

ARTISTA CHINÊS ENCERRA EXPOSIÇÃO EM PROTESTO CONTRA NOVA LEI DE ASILO DA DINAMARCA

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://pt.euronews.com/2016/01/28/dinamarca-ai-weiwei-encerra-exposicao-em-protesto-contra-nova-lei-do-asilo/   -   Página com vídeo incorporado   -   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa)
*
O artista e activista chinês Ai Weiwei encerrou uma exposição em Copenhaga e retirou um obra sua do museu de Aros, no oeste da Dinamarca, em protesto contra as novas leis de asilo do país.
A Fundação Faurschou, em Copenhaga, explica o encerramento com um comunicado onde os responsáveis se solidarizam com a decisão do artista chinês.
“Ele tem agora uma das maiores vozes do mundo, globalmente, e penso que usa essa voz, penso que isso é bom”, diz Jens Faurschou.
O Parlamento dinamarquês aprovou a reforma da lei de asilo que permite confiscar valores aos requerentes de asilo e que limita o acesso à reagrupamento familiar.

* * *

Na foto do artigo - a meio do texto - pode ver-se como o artista expressa a sua irreverência num insulto ao parlamento dinamarquês quando não à Dinamarca. Como estrangeiro deve poder meter na asiática peida a sua artística irreverência se ninguém lhe tiver perguntado a opinião. Mas serviu para alguma coisa útil, a sua atitude: testemunha o ódio ideológico no seio da elite cultural reinante - deve notar-se que o sô Jens Faurschou apoiou o seu gesto - a politizar e a condicionar o mundo das artes, o que muitas vezes é considerado como acto totalitário quando quem o faz é a hoste nacionalista.


7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Uma autêntica mega-catástrofe. É tipo três tsunamis mais quatro terramotos ao mesmo tempo. Poderá algum dia a Dinamarca vir a recuperar das mazelas provocadas pelo encerramento da exposição desse tal Ai não sei das quantas?

30 de janeiro de 2016 às 15:09:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

enfim o ridiculo. Acham que a europa deve tudo.

Ele devia olhar para a sua China, que nao acolheu 1 so refugiado, 1 so. Nao houve criticas, nao houve Guterrices a dizer que estava Chocado, nao houve nada.
Nao acolhem nada, nao ajudam nada nem ninguem e a Europa que ajuda milhoes e esta a abarrotar, por depois fazer leis que controlem melhor a entrade de imigrantes, ja ficam chocados e indignados!!!
Mas esta gente não é capaz de olhar para o mundo a sua volta? Este chines nao é capaz de olhar para a sua China que com milhoes de dinheiro e cidades de predios e predios completamente vazios nao foi capaz de acolher ninguem? nem pretos, nem sirios nem nada?

Ridiculo. É como eu estar indignado com o meu vizinho porque ja acolheu 10 pobres da rua e nao quer acolher mais, e eu com quartos vazios nao quero acolher ninguem e ainda por cima estou chocado e indignado e quero protestar por o meu vizinho nao acolher mais. Ridiculo. E os jornais em vez de constatar esse facto, fazer ver isso, nao, apenas dao a noticia para mostrar mais uma pessoa chocada por a Europa fazer nada.

30 de janeiro de 2016 às 17:27:00 WET  
Blogger Afonso de Portugal said...

Oh, pá! Então anda tanta a gente a jurar pela sua santa mãezinha que os chineses são nacionalistas e tratam os uigures e os islâmicos como merecem... e agora vens tu com a realidade de que as elites são a mesma coisa em todo o mundo dar-lhes cabo da mundivisão?

30 de janeiro de 2016 às 17:38:00 WET  
Blogger Caturo said...

Bem, pode haver quem diga que isto é um só chinês, e ainda para mais um chinês dissidente, mas não interessa, isto é os Chineses e acabou, aquilo até faz parte de um plano para destruir o Ocidente, eles lá não querem imigrantes, mas depois obrigam-nos a aceitar os refugiados todos...

30 de janeiro de 2016 às 18:31:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Daqui a pouco virá alguém dizendo que esse chinês é um judeu maçom agente Mossad!.

30 de janeiro de 2016 às 21:58:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Esse Chines provavelmente faz essa manifestaçao na Europa, porque à europa acham que se pode exigir tudo e mais alguma coisa e o protesto tem eco nos media e da que falar.
Mas na China nao faz a mesma manifestação. Para começar os media nem lhe davam cobertura jornalistica. Se dessem, provavelmente a população por nao ter levado com propaganda multiracialista, iria achar que o homem estava maluco, pois a China é para os Chineses e se é para ajudar esses povos, então que ajudem no território deles.

31 de janeiro de 2016 às 15:14:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Daqui a pouco virá alguém dizendo que esse chinês é um judeu maçom agente Mossad!.»

Pois, também há judeus na China... e portanto... coisa e tal... só não vê quem não quer e tal e portanto está provado que ele é judeu...

31 de janeiro de 2016 às 21:59:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home