sexta-feira, janeiro 29, 2016

ALMOÇO ENTRE PRESIDENTE FRANCÊS E PRESIDENTE IRANIANO CANCELADO POR CAUSA DO VINHO

Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/internacional/francois-hollande/almoco-entre-hollande-e-presidente-do-irao-cancelado-por-causa-de-vinho?utm_campaign=ed-tvi24&utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_content=-post
*
O almoço entre François Hollande e Hassan Rouhani, o presidente do Irão, marcado para esta quinta-feira foi cancelado por causa de vinho, avançam vários órgãos de comunicação social internacionais. A comitiva do chefe de estado iraniano esperava uma “refeição” amiga dos costumes do país, mas o gabinete do presidente francês considerou que ia contra os valores republicanos franceses preparar uma refeição sem bebidas alcoólicas e comida tradicional. 
O presidente iraniano está de visita à Europa, aproveitando o levantamento das sanções ao seu país, e tem assinado negócios no valor de milhões de euros.  
O almoço deveria acontecer num restaurante de luxo da capital francesa, Paris, mas foi cancelado devido à recusa dos assessores do presidente francês de não servirem vinho à refeição entre os dois líderes. Servir uma “refeição amiga do Irão” coloca em causa os valores republicanos da França, terão justificado. 
O gabinete de François Hollande sugeriu que o almoço fosse substituído por um pequeno-almoço, evitando assim, a questão das bebidas alcoólicas. Mas a comitiva que acompanha Hassan Rouhani, e o próprio, consideraram “fraca” a alternativa. 
A visita do presidente do Irão pela Europa tem causado alguma polémica. Ao contrário da França, por exemplo, a Itália cedeu aos pedidos. A visita decorreu sem incidentes, mas não foi servido vinho nas refeições oficiais e até as estátuas de figuras nuas foram tapadas nos Museus Capitolinos, em Roma. 
Perante a controvérsia das estátuas, o presidente iraniano fez questão de esclarecer que não tinha feito nenhum pedido nesse sentido, mas que apreciou o gesto. 

* * *

Assim se vê o que é conversa de mafioso - o fulano nem queria impor nada, mas agradeceu a amabilidade... só que quando não se vergaram à «lei» que «estava implícita», mostrou a sua verdadeira face e nem sequer aceitou um meio termo...
Quanto à decisão do executivo francês, é de louvar - e provavelmente constitui uma consequência da Democracia: os observadores da elite político-cultural reinante em França auscultaram o povo e perceberam que a atitude italiana foi mal vista, vai daí quiseram mostrar ao povinho que os socialistas franceses de Hollande protegem a cultura nacional, protegem sim senhor... pode ser que com este e outros exemplos, tais como a alteração à lei no sentido de poder tirar a nacionalidade a terroristas nascidos em França, pode ser que assim o povinho comece a ficar mais sossegado e a votar menos na Frente Nacional...

Isto é, mais uma vez, o Nacionalismo a exercer poder - ainda antes de chegar ao poder propriamente dito. O povo concorda cada vez mais com as perspectivas e atitudes dos Nacionalistas e os governos de Esquerda, em tendo de contentar o povo, ou implementam medidas nacionalistas ou vão abaixo, porque o povo é quem mais ordena, e a um regime em que o povo é quem mais ordena chama-se Democracia.