quarta-feira, setembro 30, 2015

ALEMANHA TORNA MAIS ESTRITAS AS REGRAS DE ASILO

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://pt.euronews.com/2015/09/29/alemanha-endurece-regras-de-asilo/   -   Página com vídeo incorporado   -      (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa)
*
Com o nível mais baixo de popularidade num ano, a chanceler alemã Angela Merkel aprovou em conselho de ministros um endurecimento das regras de asilo na Alemanha.
O Montenegro, a Albânia e o Kosovo foram declarados países seguros, os pedidos de asilo desses países vão passar a ser rejeitados de imediato e as expulsões tornar-se-ão mais rápidas.
A partir de Novembro vai haver também a simplificação de procedimentos e cortes na ajuda monetária aos requerentes de asilo, as ajudas materiais e em serviços passam a ser privilegiadas.
As novas medidas têm ainda que ser aprovadas no parlamento.
O governo alemão está em esforço para enfrentar a onda de migrantes, mas as condições de acolhimento tornam-se precárias face ao excesso de pessoas e rivalidades étnicas. Conflitos emergem, como num campo em Calden, onde confrontos obrigaram a intervenção policial no domingo.
“Não existe espaço para seis mil pessoas no interior deste campo e eu não consigo receber comida porque existem sempre discussões e conflitos nas filas”, afirma um refugiado.
O registo de sentimentos hostis face aos recém-chegados também sobe. O número de ataques e ofensas criminais contra campos de refugiados mais do que duplicou este ano para os 437 casos.
A crise migratória ganha amplitude, estima-se que até ao final do ano entrem na Europa até um milhão de pessoas à procura de asilo.

* * *

Ah, «o nível mais baixo de popularidade num ano»... será só por causa da economia e tal? «O registo de sentimentos hostis face aos recém-chegados» é mais explícito...
«Noblesse oblige» dos políticos reinantes, têm de contentar o povo se querem continuar a fingir que são democratas.