segunda-feira, agosto 31, 2015

EX-PRESIDENTE DA COMISSÃO EUROPEIA CHAMA PALHAÇO AO PRINCIPAL CANDIDATO REPUBLICANO PARA AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NORTE-AMERICANAS

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=4746552   (artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa)
*
O ex-presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, disse esta manhã que "o candidato que vai à frente das sondagens nos Estados Unidos da América, Donald Trump, tem feito afirmações racistas e xenófobas". Acrescentando logo de seguida: "Na Europa também temos políticos palhaços.".
Durão Barroso falava na Universidade de Verão do PSD, em Castelo de Vide, sobre o futuro da Europa, dizendo que Trump, bem como o Tea Party, são a prova de que os nacionalismos e o crescimento da xenofobia não é um fenómeno exclusivo da Europa.
Sobre o problema da imigração, o ex-primeiro-ministro português quer uma União Europeia "de portas abertas, mas não escancaradas", precisamente para "evitar dar argumentos aos nacionalistas". Durão Barroso admitiu a incapacidade dos governos nacionais e das instituições europeias em lidar com este fenómeno, lembrando como o impressionou ver "300 caixões alinhados nos barcos" numa das visitas que fez a Lampedusa.
Na mesma intervenção, o ex-presidente da Comissão Europeia referiu que a União Europeia é "como a imagem de um andaime. Nós não gostamos de ver o andaime, mas por trás está a ser construído um belo edifício". Num discurso optimista sobre a Europa, Durão Barroso fez uma defesa empolada do Euro, da Comissão Europeia e até de toda troika, lembrando até que "não foi a troika que criou a crise, foi a crise que criou a troika". Para Durão Barroso, "a notícia da morte da Europa é, ligeiramente, exagerada"
Apesar de elogiar o Tratado de Lisboa - o mesmo que o levou a dar um abraço a José Sócrates, que então expressou o famoso "porreiro,pá" - o ex-presidente da Comissão Europeia atribuiu a responsabilidade da crise aos "comportamentos irresponsáveis dos governos nacionais que deixaram aumentar a dívida".
O ex-presidente da Comissão Europeia elogiou o governo português por o país ter "contrariado todos os pessimismos", conseguindo cumprir o programa de ajustamento com uma "saída limpa", mas alertou que Portugal "não está imune" a que as circunstâncias mudem.
Comparou depois a resposta portuguesa à crise ao momento do filme Match Point, de Woody Allen, em que "Portugal era a bola que podia cair para o lado da Irlanda ou para o lado da Grécia e o governo evitou um cenário à grega". Quanto às legislativas, Durão Barroso advertiu que, seja quem for que ganhe as eleições, "terá de continuar a levar a cabo reformas".

* * *

Repare-se no argumentário do fulano, ou pelo menos naquilo que a imprensa daí reproduziu: diz ele que se deve evitar a imigração de portas escancaradas, porquê?, porque uma avalanche de gente alógena pode causar na Europa conflitos étnicos?, não, porque tal fenómeno pode agravar a crise económica?, não, porque uma chegada maciça de alienígenas constituiria um desafio considerável para a manutenção da ordem pública?, nem isso - é, diz ele, porque uma coisa dessas poderia dar argumentos, e portanto votos, aos Nacionalistas...
Tendo ele sido um dos maiores responsáveis pela política europeia, e encontrando-se ele num evento do partido do poder a discursar sobre a questão mais importante da política europeia da actualidade, seria de esperar que a sua principal argumentação a respeito do tema se centrasse nas consequências sociais e económicas da vinda em massa de imigrantes. Mas não. O maior problema dessa hoste política é mesmo o eventual crescimento do Nacionalismo político... olha que surpresa... que se lixe o povo, o maior risco é perder o poleiro e ver ir por água abaixo o projecto mundialista de destruir as fronteiras europeias...

Enfim, é sempre bom ouvir tal cambada espernear como porco na matança. Até se lhes estala logo o verniz, como aqui se viu no à vontade que esta espécie de gente tem em insultar um oponente ideológico, embora goste de se caguinchar contra a intolerância e bater no peito em nome do respeito democrático e assim...

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

perfeito anormal esse. todo convencido que é o maior e o melhor e o senhor mais correcto por defender a imigração, o deus dos nossos dias. Que nojo me metem. Ja aquela burra da tv apos ouvir um comentador por telefone dizer mal da imigração, fez uma cara de espantada como se tivesse dito algo muito grave.. burros anormais com palas que seguem a mensagem multiracialista genocida.

1 de setembro de 2015 às 19:44:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Este Cagão Merdoso está cada vez mais rosado e rechonchudo, faz lembrar um daqueles porcos do filme Animal Farm.

1 de setembro de 2015 às 20:10:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home