quarta-feira, julho 29, 2015

NA MAIOR NAÇÃO BRANCA DO MUNDO - CELEBRAÇÃO EM HONRA DE ANTIGO DEUS PAGÃO DO TROVÃO GANHA POPULARIDADE

Adoração de Perun no Seu templo de Gamayunshchina, em Kaluga, Rússia.

Na Rússia, o dia 20 de Julho não aparece assinalado no calendário oficial como feriado, mas cada vez mais russos se reúnem nesta data para celebrar um dos festivais folclóricos mais antigos da Nação, acendendo fogueiras, dançando e lutando.
Isto porque vinte de Julho é o Dia de Perun, Deus do Trovão e da Guerra, Divindade soberana do panteão eslavo, equivalente a Deidades de primeira grandeza doutros panteãos indo-europeus, tais como os indo-arianos Indra e talvez Parjanya, o báltico Perkunas, o germânico Thor, eventualmente também os hititas Tarhunt e possivelmente Pirwa, o céltico (gaulês) Taranis, possivelmente o ilírio e albanês Perëndi, isto tudo a partir de um hipotético Deus indo-europeu original do Trovão, *Perkwunos; funcionalmente, é também equivalente ao helénico Zeus e ao latino Júpiter. 
Acredita-se que neste dia os antigos eslavos sacrificavam um galo ou um boi de modo a lavar as suas armas no sangue do animal. Actualmente não se faz isso, como explica a co-fundadora do grupo eslavo de reconstrução histórica Bely Bars («Leopardo Branco»), Yelizaveta Timoshkina: «Lembro-me que alguém trouxe certa vez um cordeiro para o festival. A ideia era abatê-lo de noite e cozinhar shashlyk (espécie de «shish kebab» comum na Rússia) ou um guisado. Alguns tipos do acampamento foram então celebrar e outros ficaram a cozinhar. Quando toda a gente estava de volta, à noite, viram o cordeiro a saltitar alegremente junto às tendas. Ao fim ao cabo nenhum dos participantes foi capaz de abater o animal.»
A moderna reedição do Dia de Perun inclui o acender de grandes fogueiras, seguido de combates homem a homem. Aos vitoriosos são oferecidos talismãs especiais, nomeadamente crachás feitos de bronze, cobre ou prata, com motivos baseados em amuletos encontrados por arqueólogos durante escavações em antigos túmulos sitos em outeiros. Assim que o dia fica escuro, todos os homens presentes formam um khorovod (círculo de dança) em torno de um dos fogos e começam a circular, mantendo as mãos dadas. Tentam atingir o máximo de velocidade sem caírem no fogo, o que serve para mostrar a sua força e agilidade.
Timoshkina acrescenta: «Se eu tivesse de nomear as cinco datas eslavas mais populares ainda hoje celebradas, diria que a mais popular é a Maslenitsa - dia em que toda a gente come panquecas, dizendo adeus ao Inverno e saudando a Primavera, isto a 20 de Março. Há também o Ivan Kupala (vinte e quatro de Junho), celebração do solstício de Verão, o Karachun, que marca o solstício de Inverno (celebrado de 12 a 22 de Dezembro, dependendo do ano), o Dia de Perun e o Dia de Veles, a meio do Inverno (11 de Fevereiro)

Um historiador de Artes Marciais, Alexei Leshachkov, explica que, embora os antigos eslavos não tivessem nenhuma expressão equivalente a «arte marcial», a verdade é que praticavam o combate corpo a corpo desde cedo. Os rapazes aprendiam-no desde cedo, envolvendo-se em jogos tais como o «Parede para Parede» (competição entre dois grupos que tentam empurrar-se para fora de uma certa zona) e o «Rei da Colina (quando alguém tenta ficar no topo de uma colina enquanto outros o tentam tirar daí, procurando substituí-lo). Enquanto algumas escolas dizem ensinar a «arte marcial russa» na actualidade, Leshachkov explica que na verdade a dita «arte marcial russa» é uma amálgama de Sambo (genuína arte marcial russa, espécie de luta livre), Pugilismo e técnicas de Karaté.
A antiga sabedoria eslava serve para mais do que lutar. Um centro de «coaching» (aconselhamento psicológico, por assim dizer) em Moscovo, o Ladoga, diz aplicar antigos ritos em novas actividades. A psicóloga Olga Kolyada, uma das gerentes do centro, explica do que se trata: «Descobrimos os caminhos dos nossos ancestrais. Por exemplo, revivemos o canto tradicional eslavo. Os Eslavos usavam as suas vozes para ultrapassarem a dor - o choro das mulheres durante os funerais vem à mente. Usamos essas técnicas hoje em dia para ajudar as pessoas a aguentar acontecimentos traumáticos através da sua voz». Como por cá diz o povo, quem canta seus males espanta...
De acordo com Kolyada, a adesão a mundivisões tradicionais ajuda as pessoas modernas a escapar à depressão: «Os costumes da Antiga Rússia eram assim - a Primavera era para sonhar e preparar-se para criar, o Verão era para agir e correr riscos, o Outono era para colher os frutos, o Inverno era para uma pessoa se concentrar no seu mundo interior.» «Quando as pessoas descobrem isto e começam a viver de acordo com o ritmo da Natureza, e não de acordo com a sua agenda de férias, estão disponíveis para endireitar uma data de coisas na sua vida.»

Um professor de Sociologia na Escola Superior de Economia de Moscovo, Alexei Levinson, afirma que a restauração de tradições constitui tendência crescente: «Isto é uma tendência internacional - processos similares estão a verificar-se em Inglaterra, Escócia e Escandinávia. As sociedades precisam de recursos simbólicos para manterem a sua identidade.» «Na Rússia está muito na moda ser patriótico e o apelo à cultura do passado dá às pessoas uma oportunidade para ser parte da tendência. Além disso, os jovens simplesmente gostam de usar alguns elementos do vestuário tradicional eslavo - é bonito e incomum, ao fim ao cabo.»
É também uma questão de estética ancestral, digo eu, do sentido de centralidade e de grandiosidade que certa indumentária antiga induz, seja na Rússia ou noutros países europeus, contra o reducionismo/minimalismo das roupas da época contemporânea.


O texto que se lê na página fonte fala relativamente pouco da religião propriamente dita. Não deixa de ser verdade que o cerne da coisa tem um sentido religioso, muito ou pouco lembrado, mas de qualquer modo lembrado. É assim o retorno ao culto das Divindades que norteiam a herança étnica, corolário do processo de re-europeização natural no seio dos Povos europeus - cada vez mais livres do jugo de um credo alógeno, que vai decaindo e ficando para trás, o que estava por baixo desse verniz vem ao de cima, lenta mas inexoravelmente, pelo menos enquanto continuar a haver europeus. 

18 Comments:

Anonymous Anónimo said...

AINDA BEM QUE OS BARBAROS EVOLUIRAM E BANCARAM OS HINDUS NO ASPECTO DO QUADRUPEDE; QUANTO A ESSA COISA DO CORPO A CORPO LEMBRA LUTA GRECO-ROMANA - RAIZ PROTO-ARICA?A DO REI DA COLINA LEMBRA O FUTEBOL "AMERICANO" SÓ QUE MAIS DISTANTE

30 de julho de 2015 às 01:38:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

União Europeia, uma organização politica terrorista:

Comandante de batalhão neonazista ucraniano é convidado ao Parlamento Europeu

Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20150729/1702721.html#ixzz3hMcFboZP

30 de julho de 2015 às 10:03:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Trump propõe expulsar os imigrantes ilegais dos EUA e permitir que os "bons" retornem

Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20150730/1708862.html#ixzz3hMcckXle

30 de julho de 2015 às 10:04:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Alemães e franceses se unem para criar gigante do setor de armas

Leia mais: http://br.sputniknews.com/defesa/20150729/1703447.html#ixzz3hMd5ugkd

30 de julho de 2015 às 10:07:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

A proibição imposta pela Rússia das importações de alimentos provenientes da UE desestabilizou os mercados europeus, escreve o diário francês Le Croix.

Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20150729/1701922.html#ixzz3hMdXHnYx

30 de julho de 2015 às 10:08:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O embargo russo coincidiu com um dos piores momentos para a economia francesa e agravou ainda mais a crise interna no país. O embargo causou o excesso de produção de alimentos nos mercados europeus, o que levou a um declínio nos preços dos alimentos. E os preços baixos dos alimentos, por sua vez, causaram uma crise no setor agrícola.

Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20150729/1701922.html#ixzz3hMdzzSSw

30 de julho de 2015 às 10:09:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Sendo isso verdade a Inglaterra com esta invenção tem um foguete,caso seja utilizada para fins militares,apresentará uma superioridade militar sem paralelo em relação a uma qualquer outra na terra, os possíveis adversários da Inglaterra devem estar apavorados:

Super foguete que consegue chegar à Lua em quatro horas....Cientistas dizem que projeto britânico Em Drive funciona, o que pode ser um passo em frente para as viagens espaciais.....segundo os investigadores britânicos, consegue chegar a Marte em 70 dias, e a Plutão em 18 meses.

http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/em-drive/super-foguete-que-consegue-chegar-a-lua-em-quatro-horas

30 de julho de 2015 às 10:18:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Três meninas entravam em contato com os militantes através de perfis falsos em redes sociais e declaravam estar prontas para ir à Síria.
As meninas diziam que queriam juntar-se às fileiras do grupo terrorista, mas que não tinham suficiente dinheiro para comprar as passagens. Os militantes transferiam o dinheiro para as contas das meninas, mas depois disso despareciam as meninas, o dinheiro e os perfis em redes sociais.


Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20150730/1710386.html#ixzz3hNNjdKYU

30 de julho de 2015 às 13:13:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

TV iraniana propõe juntar esforços para fazer frente à mídia ocidenta

Leia mais: http://br.sputniknews.com/sociedade/20150728/1692303.html#ixzz3hNOvQzJC

30 de julho de 2015 às 13:15:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Primeiro-ministro britânico criticado por se ter referido “a praga” de imigrantes

http://observador.pt/2015/07/30/primeiro-ministro-britanico-criticado-por-se-ter-referido-a-praga-de-imigrantes/

30 de julho de 2015 às 15:46:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Membros dos BRICS participam dos Jogos Militares na Rússia

Leia mais: http://br.sputniknews.com/defesa/20150730/1711546.html#ixzz3hO0skcr9

30 de julho de 2015 às 15:47:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Europa está decepcionada com as suas próprias sanções

Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20150730/1711187.html#ixzz3hO2FFbCI

30 de julho de 2015 às 15:54:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O chefe da delegação indiana dos Jogos Militares, tenente-coronel Vivek Suryakant Badve, também oficial do regimento de infantaria mecanizada do Exército do país, afirmou nesta quinta-feira (30) à RIA Novosti que a Índia não tem a intenção de parar de comprar armas russas.



Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20150730/1712500.html#ixzz3hO2lx4HL

30 de julho de 2015 às 15:54:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Rússia investe em submarinos com poder de ficar debaixo d’água por mais tempo

Leia mais: http://br.sputniknews.com/defesa/20150730/1711320.html#ixzz3hO39Iw00

30 de julho de 2015 às 15:57:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Alguns dias atrás, um grupo de solados americanos causou uma alerta de segurança no aeroporto de Viena, na Áustria. Os militares foram parados quando tentavam viajar à Ucrânia com armas sem autorizações necessárias, escreve o jornal austríaco Kurier.



Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20150730/1711118.html#ixzz3hO3n1M3D

30 de julho de 2015 às 15:59:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Candidato à presidência dos EUA pelo Partido Rebuplicano, Donald TrumpDonald Trump diz que poderia 'se dar bem' com Putin

Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20150730/1717831.html#ixzz3hSJLwjiV

31 de julho de 2015 às 09:26:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Donald Trump tem ganhado notoriedade nas manchetes norte-americanas com diversas declarações consideradas racistas e preconceituosas. No entanto, mesmo com a repercussão negativa aos seus comentários conservadores, principalmente contra imigrantes mexicanos, o empresário começou a ganhar destaque na corrida eleitoral entre os republicanos.
Pré-candidato presdecial norte-americano Donald Trump
© REUTERS/ RICK WILKING
Trump propõe expulsar os imigrantes ilegais dos EUA e permitir que os "bons" retornem
A mais recente pesquisa entre os eleitores republicanos mostrou que Donald Trump está liderando a disputa pela nomeação no partido. A mais recente pesquisa “CNN/ORC” revelou que Trump alcança 18% de apoio entre os republicanos, com o ex-governador da Flórida, Jeb Bush, logo atrás com 15%, dentro da margem de erro da pesquisa. Já o governador de Wisconsin, Scott Walker, possui 10% das intenções de votos Republicanos.

Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20150730/1717831.html#ixzz3hSJjfKDI

31 de julho de 2015 às 09:27:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Guerra de Kiev leva revisionistas a declarar “província da Romênia” dentro da Ucrânia

Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20150730/1716651.html#ixzz3hSKH7XZN

31 de julho de 2015 às 09:29:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home