quarta-feira, maio 27, 2015

UM DOS PAÍSES MAIS POBRES DA EUROPA É UM DOS QUE PAGA MAIS PELO GÁS E PELA ELECTRICIDADE

Fonte: http://economico.sapo.pt/noticias/gas-e-luz-em-portugal-sao-dos-mais-caros-da-europa_219500.html
*
Segundo dados do Eurostat, publicados esta quarta-feira, o preço da electricidade no mercado nacional é o segundo mais caro da UE. Já o preço do gás doméstico é mesmo o mais elevado.
O valor pago pelos portugueses por 100 kilowatts (KW) por hora, ajustado à paridade de poder de compra, é de 27,4 euros, sendo mais elevado que a média da UE a 28, de 20,8 euros, e apenas superado pela Alemanha, onde o KW por hora custa 28,2 euros.
No que diz respeito ao preço do gás, a situação de Portugal não é muito diferente. O preço do kw/hora é de 12,8 euros, sendo superior à média paga tanto na zona euro como na UE.
O Eurostat evidencia ainda que o custo de electricidade em Portugal registou uma variação positiva de 4,7% entre o segundo semestre de 2013 e o segundo semestre de 2014, o que representa o quarto maior aumento entre os países do bloco europeu. As maiores subidas registaram-se no Luxemburgo (5,6%), Irlanda (5,4%) e Grécia (5,2%).
No que toca ao aumento do preço do gás, Portugal aparece no primeiro lugar do ranking, com uma subida de 11,4%.
Segundo os mesmos dados, o preço da electricidade e do gás nos 28 Estados-membros da UE subiu em média 2,9% e 2%, respectivamente, no período em análise. Na zona euro, a subida foi de 2,7% e 0,5%.
Já a carga fiscal sobre a electricidade em Portugal é de 42%, a terceira mais elevada da UE, apenas superada pela Dinamarca (57%) e pela Alemanha (52%). No que diz respeito ao gás, a carga fiscal é de 23%, a nona mais elevada entre os 28.

* * *

Não hão-de os vítorgaspares dizer que este é o melhor Povo do mundo... pudera. Aqui os vítorgaspares e seus amigalhaços estão nas suas sete quintas, muitas vezes literalmente...