domingo, maio 31, 2015

PARTIDOS DA ELITE NEO-LIBERAL QUEREM QUE SÓ A PRESENÇA DOS PARTIDOS PARLAMENTARES SEJA OBRIGATÓRIA NOS DEBATES TELEVISIVOS

Fonte: http://www.publico.pt/politica/noticia/maioria-admite-que-pequenos-partidos-fiquem-fora-dos-debates-eleitorais-1696847
*
É uma proposta de mínimos: a maioria admite que os debates eleitorais para as próximas legislativas passem a incluir apenas os candidatos de partidos representados na Assembleia da República. A decisão de incluir os denominados pequenos partidos e movimentos fica, assim, sujeita à vontade dos órgãos de comunicação social.
Depois de um mês de negociações entre os dois partidos na sequência da saída do PS do grupo de trabalho tripartido, PSD e CDS entregaram esta segunda-feira no Parlamento o texto de substituição da proposta sobre a cobertura jornalística eleitoral. O diploma agora proposto é bem mais extenso do que o projecto de lei que aguarda há um ano na comissão parlamentar para ser discutida na especialidade.
Em traços gerais, a proposta anterior previa que na pré-campanha (entre a marcação das eleições e o início da campanha eleitoral) a presença nos debates e entrevistas fosse obrigatória só para os partidos com representação parlamentar, enquanto que nos 12 dias de campanha vigorava o princípio da igualdade de oportunidades e de tratamento das diversas candidaturas.
Agora, PSD e CDS estipulam que em todo o período eleitoral os debates “obedecem ao princípio da liberdade editorial e de autonomia de programação dos órgãos de comunicação social”. Mas terão que encontrar um modelo que, "no mínimo", inclua a participação "das candidaturas das forças políticas já representadas no órgão cuja eleição vai ter lugar e que se apresentem a sufrágio, ou daquelas candidaturas que sejam por estas forças políticas apoiadas".
No caso dos referendos, só é obrigatória a presença nos debates dos representantes dos partidos políticos representados na Assembleia da República ou de grupos de cidadãos eleitoras constituídos para aquele referendo específico – o que significa que estes grupos de cidadãos terão primazia sobre pequenos partidos constituídos há várias décadas.
Na restante cobertura jornalística para além dos debates, vigora o princípio de oportunidades e de tratamento das candidaturas, mas onde os media poderão fazer aquilo que há algum tempo reclamam: tratar como diferentes os eventos que não têm, de facto, a mesma relevância jornalística. “Os órgãos de comunicação social devem observar equilíbrio e equidade no tratamento das notícias, reportagens de factos ou acontecimentos de valor informativo e relevância jornalística análoga”, estipula o projecto da maioria.
Entre outras regras jornalísticas, o diploma obriga a que os meios de comunicação social que tenham candidatos às eleições como colaboradores “regulares, em espaço de opinião, na qualidade de comentadores, analistas, colunistas ou através de outra forma de colaboração equivalente”, suspendam essa participação durante o período de campanha eleitoral e até ao encerramento da votação – o que deixa em aberto a possibilidade de ter esses candidatos a comentar a noite eleitoral.
O texto do diploma prevê que a nova lei se aplica às eleições para Presidente da República, para a Assembleia da República, para o Parlamento Europeu, para os órgãos das autarquias locais e aos referendos nacionais. Mas nada diz sobre as eleições para as assembleias legislativas dos Açores e da Madeira. O PÚBLICO tentou contactar o pSD e o CDS mas não obteve resposta.
O PÚBLICO contactou a Plataforma dos Media Privados, que tem sido a associação do sector que mais se tem batido pela mudança da lei que data de Fevereiro de 1975, mas não obteve resposta.
A Confederação Portuguesa dos Meios de Comunicação Social não tem criticado a legislação em vigor, mas já apresentou uma proposta em que admite restrições à liberdade editorial durante a campanha – como preconiza a interpretação que a Comissão Nacional de Eleições faz da lei em vigor.
O Presidente da República tem que marcar as legislativas até 60 dias antes da data que escolher, que pela lei tem que ser entre 14 de Setembro e 14 de Outubro. Em 2009, o decreto de marcação data de 9 de Julho, e presume-se que este ano Cavaco Silva não fuja muito dessa altura. O chefe de Estado já admitiu preferir o mês de Outubro para que nem os portugueses sejam chamados a votar ainda nas férias nem os partidos tenham que andar a fazer campanha nas praias.
Este projecto de lei da maioria é uma espécie de "remendo" ao diploma que se encontra na comissão parlamentar de direitos, liberdades e garantias há pouco mais de um ano, e a uma outra proposta que teve a mão do PS, PSD e CDS mas que acabou por ser enterrada pela polémica que levantou. O articulado elaborado pelos três partidos previa, entre outras questões, a criação de uma comissão mista entre a CNE e a ERC que teriam que dar um visto prévio aos planos de cobertura da campanha dos órgãos de comunicação social - e multas altas para a falha na entrega desses planos ou pela sua violação.

* * *

É um dos casos em que uma democracia saudável e verdadeiramente democrática poderia pôr cobro às pretensões da elite governativa, cujo descaramento é desta feita esclarecedor. Aliás, numa democracia saudável não haveria debate político algum sem a participação de todas as forças partidárias existentes, com ou sem assento parlamentar, uma vez que não há absolutamente nenhum argumento democrático que legitime a discriminação dos partidos consoante a sua votação no que respeita à fatia de comunicação com o povo que lhe cabe nos média. Efectivamente, a posição que cada partido ocupa no parlamento só é válida ou só deveria ser válida por quatro anos, devendo por isso mesmo ser democraticamente posta em causa a cada acto eleitoral. 
Significa tudo isto que nem sequer os tempos de antena deviam ser mais de uns que doutros consoante o seu poder parlamentar e/ou económico.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Neo liberal ??? Desculpa ! Democráticos !

31 de maio de 2015 às 23:01:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Não. Democráticos há muitos. E essa medida não é mesmo nada democrática, muito pelo contrário, como expliquei no artigo.

31 de maio de 2015 às 23:29:00 WEST  
Blogger Afonso de Portugal said...

De facto, é preciso um contorcionismo mental muito grande para se ver num acto de censura uma medida democrática...

1 de junho de 2015 às 00:35:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Sim, mas isso é só porque não leste os protocolos e não percebes que a definição correcta de Democracia é «isso-lá-deles-essa-coisa-do-demo-de-que-falam-os-maçónicos-e-os-Judeus!» Outras definições não interessam porque o povinho é burro e tal, já está. Próximo...

1 de junho de 2015 às 00:37:00 WEST  
Blogger Afonso de Portugal said...

Epá, não posso ler essas coisas... se o fizer, ainda vou acabar por descobrir que eu e tu somos a mesma pessoa, como aquele narrador do filme "clube de combate", que no fim do filme descobre que é o seu mentor/amigo/antagonista. Pelo menos, foi isso o que aconteceu a dois ou três aleijadinhos da área anti-democrata. Leram os protocolos e agora estão convencidos que Afonso = Caturo = Agente da Mossad. Aquele documento tem poderes sobrenaturais! Eheheh...

2 de junho de 2015 às 15:51:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Acho que já não vale a pena negar e só não vê quem não quer. A gente não contava que eles lessem os Protocolos com atenção, livro no qual está tudo previsto porque lá dizia o outro que isto anda tudo ligado e quem o escreveu já sabia que o metro do Porto ia ser entregue a privados, eventualmente também lá está a chave para saber a data do fim do mundo bem como dos euromilhões todos, e das lotarias e mesmo dos totolotos, repara que os vencedores são sempre anónimos que é para a gente não saber que eles são Judeus, claro, tem todo o sentido, só não vê quem não quer... o melhor é reconhecermos que eu e tu somos a mesma pessoa, porque sim, porque é óbvio que ideias sionistas como as nossas só podem ser de um único tipo, só não vê quem não quer, porque a Mossad é dos Judeus, que controlam toda a finança planetária e arredores, mas não tem dinheiro para pagar a mais de um agente em Portugal, que o nível de vida cá é alto. Além de que é bem mais fácil haver só um gajo que pensa mal, para se poder centralizar nele a culpa de o Movimento Nacionalista em Portugal ser a pequenez que é, diz-se que o gajo é o cancro e quando for posto de parte então aí é que os outros todos vão poder fazer alguma coisa em condições. (y)

2 de junho de 2015 às 21:40:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home